Festival itinerante vai promover o vinho Loureiro do vale do Lima

0
845

Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez serão o palco do primeiro Festival do Loureiro do Vale do Lima, entre 14 e 17 de junho. “Este festival itinerante dá a conhecer o potencial enogastronómico da casta Loureiro, através de uma exposição e de quatro harmonizações vínicas, com surpreendentes diálogos entre reconhecidos chefes, enólogos e escanções que irão apresentar demonstrações de showcooking, inspiradas nos produtos autóctones e na gastronomia tradicional, conciliadas com provas vínicas”, frisa a organização do certame.

“Este programa multidimensional colocará em evidência as mais diversas expressões desta casta, conferidas pelo empenho dos cerca de 40 produtores e enólogos que há mais de uma década tem evidenciado o seu imenso potencial e que agora se agregam em torno da marca “Loureiro, uma casta, um vale inteiro””, acrescenta, sublinhando o festival também ambiciona abrir novos caminhos ao enoturismo, alicerçados na identidade e patrimónios dos quatro municípios que o integram.

“O vinho convida à celebração e à partilha de bons momentos. É o mote para amigos se reunirem, o pretexto ideal para a evasão do quotidiano, o melhor fio condutor da descoberta multissensorial de um terroir, na senda do intrincado complexo que faz cada região vinhateira única, entre natureza, paisagem, história e cultura”, sustenta.

O “Festival do Loureiro do Vale do Lima” é promovido pela ADRIL, em parceria com os quatro Municípios do Vale do Lima, ao abrigo do projeto de cooperação “Do Vale do Lima ao Vale do Paraíba”, apoiado no âmbito da medida 10.3.1 – cooperação interterritorial e transnacional dos Grupos de Ação Local, do PDR – Plano de Desenvolvimento Rural, e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.