Praia fluvial do Faial volta a hastear bandeira azul

0
550

A Praia Fluvial do Faial, em Prado, vai manter hasteada, no próximo verão, a Bandeira Azul, em resultado das avaliações de júris nacional e internacional que reconhecem a excelência da área de lazer junto ao rio Cávado.

“Garantir a Bandeira Azul é o resultado do trabalho que tem sido desenvolvido na valorização do vasto e diversificado património natural do concelho, no âmbito de uma estratégia de desenvolvimento sustentável de todo o nosso território”, comentou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.

Relativamente à Praia Fluvial do Faial, destaca-se ainda o facto de o júri nacional ter felicitado o Município de Vila Verde “pelo excelente desempenho na época balnear de 2022”.

A qualidade da água e dos equipamentos e infra-estruturas de apoio, a sustentabilidade ambiental, a segurança e bem-estar fazem parte da lista de mais de 20 critérios de avaliação para a atribuição da Bandeira Azul.

A presidente da Câmara de Vila Verde sublinha o reconhecimento do sucesso da estratégia do Município na valorização dos recursos naturais, apontando a Praia do Faial, assim como as zonas fluviais junto aos rios Cávado, Homem, Neiva e Vade, de “verdadeiros ex-libris”.

Júlia Rodrigues Fernandes lembra que o concelho está classificado como Estação Náutica de Portugal, dando relevo “aos extraordinários recursos hídricos e às paisagens fantásticas que se pode disfrutar no concelho, com vários trilhos que se desenvolvem pelas áreas florestais e encostas”.

A Praia Fluvial do Faial conquistou a Bandeira Azul no ano passado, pela primeira vez. O vereador do ambiente, Patrício Araújo, sublinha o trabalho contínuo de melhoria das condições das zonas ribeirinhas do concelho. Entende, por isso, que se trata de um “justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Verde”.

No Faial – a única área fluvial do concelho classificada como praia – Patrício Araújo enaltece ainda o trabalho que vem sendo levado a cabo pela Junta de Freguesia da Vila de Prado e pelo Clube Náutico. O vereador salienta também o “importante papel” dos banhistas “na promoção e concretização dos valores da sustentabilidade e da educação ambiental”.