Semana Internacional do IPVC alarga horizontes no ensino e investigação “ao sabor da região”
A 8.ª Semana Internacional do IPVC está a decorrer até à próxima sexta-feira, com uma série de iniciativas que têm como fundamento a valorização do ensino superior público, a criação de novas relações institucionais e a promoção e consolidação das parcerias já existentes. O evento conta com a presença de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente, que, ao longo de cinco dias, têm oportunidade para conhecer o Politécnico e as suas seis Escolas, mas também desfrutar da gastronomia e das paisagens únicas do Alto Minho.
Na sessão de abertura, a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, destacou a preocupação do IPVC em promover uma Semana Internacional que combinasse academia e investigação com a componente cultural, gastronómica, natural e histórica da região. “A Semana Internacional do IPVC é uma excelente oportunidade para estabelecer novas relações entre países, instituições e pessoas, mas também para alargar conhecimentos e ter contacto com hábitos e culturas diferentes”, afirmou.
Focada na partilha de novas ideias e de boas práticas académicas, mas também na discussão de importantes tópicos a nível europeu, a Semana Internacional do IPVC tem-se assumido “como uma ocasião primordial para alargar horizontes e estabelecer novas oportunidade para a criação de parcerias estratégias ao nível do ensino e da investigação”, defendeu, ainda, Ana Paula Vale.
A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo referiu-se também aos programas Erasmus e Erasmus + como “elementos de extrema importância na partilha de boas práticas, na promoção da diversidade e na valorização de conceitos e premissas como a solidariedade, o respeito pela diversidade e a inclusão”.
A vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, destacou a importância do evento para a cidade ao representantes de perto de meia centena de instituições académicas europeias. “É um orgulho para a Câmara Municipal poder contar com instituições, como o Politécnico de Viana do Castelo, que alavancam o concelho e estabelecem parcerias e protocolos com diversas instituições europeias, enquanto ajudam na promoção de toda a região. Programas como o Erasmus e o Erasmus + são também fundamentais para a captação de talentos para a região”, afirmou.
Na semana em que é celebrado o Dia da Europa (9 de maio), o Politécnico de Viana do Castelo junta neste evento conferências, workshops, reuniões de trabalho e sessões de ensino para estudantes do IPVC, ministrados por dezenas de docentes e investigadores de diversas instituições de ensino superior europeu.
A abertura contou, ainda, intervenções de Carla Ruivo, da Agência Nacional Erasmus +, e de Jerusa Lopes, da Associação Juvenil de Deão, e com a atuação da Escola Profissional artística do Alto Minho ARTEAM.
Depois de um almoço com algumas iguarias da região, a Semana Internacional do IPVC prosseguiu com as visitas às Escolas Superiores do Politécnico e a alguns dos mais relevantes locais turísticos da região do Alto Minho.
Do programa do Dia da Europa, que se assinala esta terça-feira, está agendada uma feira na qual toda a comunidade académica poderá degustar, na Escola Superior de Educação, produtos e pratos típicos de cada um dos países europeus representados.