PROVE mais em Vila Verde
A Câmara Municipal de Vila Verde é o mais recente núcleo do projeto PROVE, que é dinamizado pela ATAHCA e visa promover a comercialização de proximidade de produtos agrícolas locais, oriundos de pequenas explorações agrícolas tradicionais.
Os colaboradores do Município inscritos no núcleo passam a aceder a um cabaz de produtos hortofrutícolas da época colhidos no próprio dia, num processo conduzido diretamente pelos produtores. As entregas são efetuadas quinzenalmente, no edifício dos Paços do Concelho.
Na assinatura do protocolo entre o Município e a ATAHCA-Associação das Terras Altas do Homem Cávado e Ave, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou a importância de promover a agricultura e a produção local no contexto do desenvolvimento e da coesão social, económica e territorial.
“É um projeto que ajuda a dinamizar a economia local e a atividade agrícola do concelho, disponibilizando simultaneamente um conjunto de produtos de qualidade e que reforçam o estímulo para uma alimentação saudável nas nossas famílias”, sustentou Júlia Fernandes.
O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, chamou a atenção para o impacto da atividade agrícola no território, destacando também o contributo da agricultura para as paisagens que caraterizam a região, sendo “determinante para este painel cultivado e multicolor das nossas paisagens”.
No âmbito do projeto PROVE, os consumidores são convidados a poderem visitar produções, reforçando o contacto direto entre os compradores e os produtores. Como explicou Mota Alves, a iniciativa permite também estimular a empatia e a valorização da atividade agrícola, de forma particular junto das novas gerações.
O líder da ATAHCA defendeu que a aproximação entre produtores e consumidores assegura “vantagens mútuas muito significativas e uma mais-valia para o território em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica”.
A concretização do Núcleo PROVE na Câmara Municipal de Vila Verde integra-se na estratégia da ATAHCA para o desenvolvimento do projeto, através de parcerias com instituições, empresas e outras entidades locais que manifestem interesse em colaborar na divulgação e dinamização da iniciativa.
A Rede PROVE é constituída por grupos de ação local, produtores agrícolas, consumidores e entidades parceiras. A ATAHCA assume a implementação do projeto no território do Cávado, que integra os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, podendo ainda alargá-la a outros concelhos limítrofes.