“Barragens na palma da mão” da Águas do Norte vence prémio de digitalização

0
710
A Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal, venceu o prémio Kaizen na categoria “Digitalização”. O prémio agora alcançado reconhece os projetos de sucesso na área da transformação digital, que demonstrem eficiência, flexibilidade, qualidade e um elevado nível de serviço, impulsionando o crescimento e o valor das organizações.
No âmbito da atividade que lhe está atribuída, a Águas do Norte explora mais de meia centena de captações de água, maioritariamente superficiais, destacando-se as 26 barragens e açudes distribuídos por toda a área de concessão da empresa. Estas infraestruturas, das quais 16 estão sob responsabilidade direta da empresa, são objeto de observação contínua, inspeção, monitorização e controlo dos vários parâmetros operacionais, da legislação e dos planos de observação em vigor.
Com o intuito de melhorar a sua gestão e facilitar a partilha de informação de forma prática e intuitiva, a Águas do Norte implementou um projeto denominado “Barragens na Palma da Mão”, que tem como principal foco a modernização tecnológica das infraestruturas. Apesar de estarem em exploração há vários anos, estas infraestruturas têm um enorme potencial de modernização que permite uma alteração do modelo operacional, com ganhos mensuráveis em termos de segurança, desempenho, eficiência e economia de recursos.
A gestão remota e o conhecimento do comportamento das barragens, nas suas várias dimensões, têm sido essenciais para garantir o seu adequado funcionamento e para cumprir os objetivos de utilização delineados pela Águas do Norte, representando uma abordagem inovadora no panorama nacional. Além disso, o projeto tem sido uma importante ajuda na organização, atuação e antecipação de cenários durante eventos extremos de seca, que têm vindo a tornar-se cada vez mais frequentes, bem como na comunicação com as partes interessadas que acompanham as alterações climáticas e a escassez de água.
Sendo a “Digitalização” um elemento-chave na sua estratégia, a Águas do Norte tem aplicado tecnologias digitais para otimizar toda a sua atividade, desde as tarefas mais simples até aos processos de negócio mais complexos, sempre com o objetivo de criar valor.
A transformação digital da empresa tem-se revelado uma verdadeira revolução, com um enorme impacto na forma como gerimos e interagimos, constituindo-se a plataforma “Barragens na Palma da Mão” como mais um projeto exemplar, e que este prestigiado prémio veio reforçar.