“Foi uma festa que reafirmou a identidade de Vila Verde, orgulhosa das suas tradições”

0
602

A grande adesão popular e a forte mobilização das freguesias e instituições locais marcaram as festas concelhias em honra de Santo António, em Vila Verde. Milhares de pessoas acorreram à maior festa de Vila Verde, durante os seis dias de uma “programação extremamente rica e variada”. 

“Foi uma festa que reafirmou a identidade de Vila Verde, como concelho que se orgulha das suas tradições e identidade, que está sempre de braços abertos e com todas as nossas freguesias, associações, instituições locais e as nossas populações mobilizadas”, apontou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes. 

Fazendo um “balanço extremamente positivo” das festas concelhias, a autarca destacou os grandes espetáculos, com músicos e cantores “para diferentes gostos”, e enalteceu o contributo das freguesias e instituições locais, num ambiente de “diversão, alegria e convívio”. 

O cantor Pedro Abrunhosa foi o cabeça de cartaz das festas, que encerraram com uma sessão de fogo de artifício apreciada pelas milhares de pessoas que no feriado municipal de 13 de junho se concentraram na sede do concelho. 

As tradicionais rusgas e as marchas antoninas, as tradições, jogos e eventos religiosos, a par dos diversos espetáculos musicais de diferentes tendências, deram corpo ao programa que decorreu de 8 a 13 de junho. 

Pelo palco da Praça de Santo António passaram ainda Virgul, Supa Squad, BNA/Bacalhau no Azeite e Ricardo Azevedo, assim como a Academia de Música e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde e o 62º Festival Folclórico Luso-Espanhol. 

O Festival Folclórico Concelhio e o concerto filarmónico com as bandas de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega integraram igualmente o cardápio musical das festas. 

O XII Festival da Febra – que decorreu na Adega Cultural, com serviço da Casa do Benfica de Vila Verde e da Associação Juvenil de Moure – e o Espaço Juventude/After Party fram também polos de atração popular, tal como as diversões instaladas no Campo da Feira. 

A noite popular de Santo António (com as rusgas, os cantares ao desafio e as tradicionais fogueiras), o Cortejo da Tradição, as Marchas antoninas e as missas solenes e procissão em honra de Santo António foram outros dos eventos marcantes das festas. O programa contemplou igualmente jogos de tiro ao prato no Campo de Tiro e o torneio de malha.