Festival Jazz na Praça da Erva com Mário Laginha e Rhoda Scott

0
808

O 32º Festival Jazz na Praça da Erva regressa a Viana do Castelo em finais de julho e vai trazer nomes como Mário Laginha, Themanus, Shai Maestro e Rhoda Scott. O festival conjuga dois espaços no centro histórico da cidade. Na Praça da Erva actuará Mário Laginha, logo a abrir, com “showcase” de Telmo Marques e Carlos Azevedo (dia 26). Os Themanus tocam no dia seguinte também às 22h00. Nos espectáculos agendados para o Teatro Municipal Sá de Miranda subirá ao palco o israelita Shai Maestro (28) e a norte americana Rhoda Scott (29), que trará o seu orgão Hammond original de 1958. 

Para o vereador da Cultura de Viana do Castelo, este programa é de “excelência” e vai permitir ao público “usufruir das noites de verão com artistas de renome” da música Jazz. “São 32 edições consecutivas deste festival, que começa com a actuação do maior pianista português da actualidade e depois recebe dois artistas de grande renome internacional”, destacou Manuel Vitorino. 

A banda Themanus, que actua no dia 27 de julho, conta com Ricardo Alves, guitarrista de Viana do Castelo. “É um aspecto de devemos enaltecer e mostra que, quando o festival foi criado havia necessidade de criar um publico em Viana do castelo. E termos hoje artistas de Viana a afirmarem-se neste panorama é interessante e corresponde ao trabalho que tem sido feito com a organização deste evento e com a Escola Profissional de Musica de Viana do Castelo, que tem um cunho de excelência”, disse.  

David Martins, da organização do evento, destacou o “recital a solo” de Mario Laginha logo a abrir o festival e do israelita Shai Maestro e da americana Rhoda Scott, que actuarão no Teatro Sá de Miranda. “O recital do Mário Laginha será gravado e editado em disco”, anunciou o organizador

O orçamento do festival ronda “os 50 mil euros”. Os espectáculos no Teatro Sá de Miranda custam 15 euros cada ou 25 euros full pass, valor que “reverte a favor do município”, confirmou o vereador.