Passeio sénior levou um milhar de courenses até ao Gerês
Uma visita ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras do Bouro, no Gerês, bem como o almoço numa unidade hoteleira da Ponte da Barca serviu para Paredes de Coura retomar este ano o passeio sénior, depois da pausa de três anos devido à pandemia. Cerca de 1000 courenses participaram nesta iniciativa, que decorreu durante dois dias, e partilharam momentos de festa e grande confraternização, permitindo reviver amigos e trocar conversas entre agradáveis períodos de lazer e fé. No primeiro dia, participaram as freguesias e uniões de Vascões, Bico e Cristelo, Paredes de Coura e Resende, Insalde e Porreiras, Castanheira, Moselos e Parada. No dia seguinte, foi a vez dos seniores de Cunha, Agualonga, São Martinho de Coura, Romarigães, Rubiães, Cossourado e Linhares, Formariz e Ferreira, e Infesta.
“Esta é uma forma de reconhecer a importância que os mais idosos têm na nossa comunidade”, sublinhou o autarca Vitor Paulo Pereira, considerando que este passeio “é também um gesto simples de gratidão para quem tanto trabalhou e investiu tempo e esforço na educação dos filhos e na construção de Paredes de Coura”.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura acrescentou ainda que “este é um dia para quebrar a rotina. Para sair de casa, conviver e rever amigos de outras freguesias e, claro, não pondo de parte a vertente religiosa, elevar o ânimo e o espírito”. O passeio sénior de Paredes de Coura contou também com a presença dos presidentes de Junta e Uniões de Freguesia ou seus representantes, bem como o pessoal auxiliar e técnico das IPSS do concelho, que acompanharam os seus utentes numa jornada riquíssima em que foi por demais evidente o ambiente de festa e de grande confraternização. “Sem vocês isto não tinha graça. Fazemos isto com muito carinho e esperamos para o ano voltar a estar aqui para partilhar estes momentos. Podemos ter muitos defeitos, mas somos imbatíveis a amar a nossa terra como ninguém ama”, concluiu Vitor Paulo Pereira.