“Turismo de excelência é apenas uma das bandeiras de Vila Verde”
Na Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, foram hasteadas a Bandeira Azul e a Bandeira de Praia Acessível, a que se juntou ainda a Bandeira da Estação Náutica de Portugal. A cerimónia, que contou com elementos do executivo do Município e da Junta de Freguesia, assinalou a abertura oficial da época balnear no concelho de Vila Verde.
A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, sinalizou o reconhecimento das mais variadas instituições e entidades quanto à excelência dos espaços naturais e ribeirinhos do concelho, que neste Verão se apresenta com novas zonas fluviais disponíveis.
Sublinhando a mais-valia que representam os rios Cávado, Homem, Neiva e Vade, a autarca deixou o desafio para que “todos possam usufruir e, simultaneamente, colaborar na preservação e valorização deste património natural de extraordinária beleza”.
“As bandeiras sinalizam o bom resultado do investimento e da aposta estratégica na valorização de um turismo de excelência e de experiências únicas, assim como na qualidade de vida para todos. Esse reconhecimento aumenta também a responsabilidade de todos, de cada um de nós, para tudo fazer para que estes espaços naturais de excelência sejam defendidos e possam ser cada vez melhor utilizados”, sustentou Júlia Fernandes.
A cerimónia de hastear das bandeiras na Praia Fluvial do Faial contou ainda com a participação dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, assim como do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, e da tesoureira, Sónia Araújo.
A Bandeira Azul resulta das avaliações de júris nacional e internacional que reconhecem a excelência da área de lazer junto ao rio Cávado. A qualidade da água e dos equipamentos e infraestruturas de apoio, a sustentabilidade ambiental, a segurança e bem-estar fazem parte da lista de mais de 20 critérios de avaliação.
Como “Praia Acessível, Praia para Todos”, assegura também equipamentos de apoio ao banho de pessoas com mobilidade condicionada. A Praia do Faial é reconhecida pelas condições que permitem o acesso a todas as pessoas, independentemente da idade ou das dificuldades de locomoção e mobilidade.
O concelho de Vila Verde está ainda classificado como Estação Náutica de Portugal – cuja bandeira está hasteada no Faial –, dando relevo aos recursos hídricos, às paisagens e espaços naturais que se pode disfrutar no território, incluindo vários trilhos que se desenvolvem pelas áreas florestais e encostas.