Politécnico de Viana do Castelo “acolhe” a praça Nelson Mandela
No Dia Internacional Nelson Mandela, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo “acolheu” a praça Nelson Mandela, dedicada à personalidade que se “esforçou para servir o bem”, conforme indicou o presidente do Instituto Padre António Vieira (IPAV), Rui Marques, no momento mais simbólico do último dia do Ubuntu Fest Viana do Castelo, que decorreu no IPVC e que mobilizou, durante três dias, mais de meio milhar de pessoas, especialmente estudantes, viajados de norte a sul do país.
Instituído em 2009 como o Dia Internacional Nelson Mandela, o dia 18 de julho, dia do nascimento do líder sul-africano, marcou o encerramento do maior momento Ubuntu do ano, com a presença de estudantes de norte a sul do país, distribuídos por 44 escolas de 34 concelhos, entre muitas personalidades nacionais e internacionais.
“O nosso compromisso hoje é que também possamos ser assim, que nos esforcemos para servir o bem”, rematou Rui Marques, após a inauguração do monumento criado pelo docente de Design Jorge Teixeira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo.
Presente também na inauguração, além de uma comitiva de África do Sul, país-natal de Nelson Mandela, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a “formação formal como elemento central na vida de um jovem, embora essa formação deva ser complementada com competências sociais, que são igualmente fundamentais para o vosso percurso de vida”. A encerrar, Luís Nobre deixou o desafio a todos os presentes, apelando a que “aquele momento simbólico se torne um momento estrutural”.
O Ubuntu Fest Viana do Castelo ficou marcado por uma série de workshops, partilhas de testemunhos, momentos emotivos, celebrações e um mergulho intenso na cultura do Alto Minho. Tudo sob o chapéu de três conceitos-chaves: construção de pontes; “esperançar” e ser capaz de contribuir para um mundo melhor e, por último, “reparar”.
O Ubuntu Fest Viana do Castelo teve o apoio do PRR BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia) e cofinanciado pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano.