Mais de 4000 a correr na Galo Night Run
A Galo Night Run bateu todos os recordes possíveis e imaginários, com a presença de mais de 4.000 pessoas! Foi, sem dúvida alguma, a maior e mais memorável noite de sempre do evento organizado pelos Amigos da Montanha, que apenas contou com um interregno de dois anos, em 2020 e 2021, por causa da pandemia da covid-19. Mas, desta feita, nada parou o mar de gente que assentou arraiais em pleno centro histórico da cidade, com a ponte medieval a separar os dois grupos que, logo a partir das 20h, se foram juntando para as pinturas faciais, só possível pelo contributo do Espaço Ama-te Beleza e Bem-estar, e começando a mexer o corpo ao som da música que ia ecoando perante o cenário que é o principal postal da cidade.
Mais uma vez com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos, e das dezenas de patrocinadores, nem o frio esmoreceu a alegria contagiante dos participantes, que aguentaram pela madrugada dentro na tenda gigante instalada em pleno Areal de Barcelinhos, para a festa final de um evento que já é uma marca da cidade.
Antes da festa junto ao rio Cávado, voltemos ao início. Foi perante um impressionante cenário de luz e cor, que os milhares de participantes arrancaram, às 22h, sempre sob debaixo do fogo-de-artifício que foi iluminando o céu até à partida da última pessoa. Passavam exatamente 10 minutos e 30 segundos! Isto depois do aquecimento físico que contou com a ajuda de instrutores do Máximo Gym.
Durante o percurso, a diversão manteve-se, apoiada por oito zonas temáticas, que alegraram, ainda mais, esta noite. A Máximo Gym com muita música e coreografias, na Escola do Rio; seguindo-se o Parque da Cidade, com o folclore minhoto acompanhado por chouriça assada, presunto, pão de milho e vinho verde. Depois, o Largo dos Bombeiros, onde foi oferecido presunto e melão, junto ao Teatro Gil Vicente sangria e chocolate, no Campo 5 de Outubro natas e champagne e à chegada ao Areal de Barcelinhos uma bifana e bebida, com centenas de pessoas a manterem-se no local, ao som do DJ Rafman, apoiado pelos bares, que foram aquecendo o ambiente e as almas.
Todas as iguarias só foram possíveis com o apoio de empresas como Avianense; Garrafeira do Pedro, Confeitaria Pérola, Quinta do Montinho, Gim´c Cocktail, Frutas do Cávado, Carnes Landeiro, Tasca da Ponte, Novo Talho de Barcelos, Boa Sangria e com a animação do Grupo de Folclórico de Barcelinhos, Máximo Gym, Banda Plástica, Zés Pereiras de Barcelinhos e Tuna Mista do IPCA.
No palco, lugar, ainda, para o desfile daqueles que deram asas à imaginação e desfilaram os modelos mais luminosos e coloridos, sendo distribuídos cinco magníficos pémios pela agência de viagens Underground.
Enaltecer, por fim, que, apesar do adiantar da hora, já depois das 2h da madrugada, foram vários os voluntários dos AM que, finda a festa, puseram mãos ao trabalho, deixando o local limpo de qualquer lixo.
Apesar de ser, sobretudo, um evento de lazer, em que a parte competitiva é secundária, mesmo assim foram entregues prémios simbólicos aos três primeiros classificados da corrida. Na vertente masculina, o vencedor foi um homem da casa, Augusto Costa, dos Amigos da Montanha, com o tempo de 30m09s. Ladeado no pódio por Fernando Grilo, do Grupo Desportivo de Fragoso, com 35m14s e Rodrigo Araújo, também dos AM, com o tempo de 35m58s.
Já nas mulheres, Doroteia Peixoto, dos AM, foi a mais rápida (39m09s), seguida, bem de perto, por Fátima Melo, da equipa Love Tiles, com 39m47s e por Raquel Pereira, que participou a título individual, conseguindo o tempo de 42m46s.
No final da entrega dos prémios, por volta das 23h, na tenda gigante colocada no Areal de Barcelinhos, uma das novidades da edição deste ano do Galo Night Run, as mensagens de reconhecimento foram inevitáveis. A vereadora da Câmara Municipal de Bacelos, Mariana Carvalho mostrou-se impressionada: “É incrível e fantástico ver uma mobilização tão grande” que contribui para “transformar e marcar Barcelos”. Rui Peixoto, presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, parceira institucional do evento, a par da Câmara, realçou o trabalho da associação barcelinense: “Os Amigos da Montanha têm realmente esta capacidade organizativa, com um evento que é já uma referência regional”.
Américo Alves, presidente dos AM, preferiu desviar os holofotes para pessoas que, normalmente, costumam trabalhar de forma mais discreta. Realçando que um evento desta dimensão só foi possível pelo trabalho de várias semanas feito pelos mais de 200 voluntários da associação, mas também, devido a um dos principais beneméritos dos AM, o empresário José Santos, que foi “o mentor” do Galo Nigth Run.