“A nova esquadra em Ponte de Lima seria uma excelente prenda para os 148 anos da PSP”
Ponte de Lima acolheu, pela primeira vez, a comemoração do aniversário do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo. A efeméride do 147º aniversário ficou marcada por uma exposição de meios e valências policiais, incluindo a demonstração de obediência dos “cães polícia”, que encantou miúdos e graúdos no Largo de Camões, durante mais uma feira quinzenal. Uma nova esquadra da PSP em Ponte de Lima é a prenda de aniversário que o Comando gostaria de receber quando fizer 148 anos.
A “sala de visitas” de Ponte de Lima, durante mais uma concorrida feira quinzenal, já repleta de emigrantes, foi o palco para o início da comemoração dos 147 anos do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo. Viaturas, fardas, equipamentos específicos de intervenção e a demonstração das equipas com cães treinados para a segurança pública atraíram as atenções de largas dezenas de pessoas. As crianças tiveram a oportunidade de interagir com os cães e ficaram encantadas. O que também despertou as atenções foi o BMW i8 adaptado para a PSP. Dos mais novos aos mais velhos, todos quiseram fotografar a viatura de alta cilindrada. “Isto deve custar um balúrdio”, comentou um dos populares que se abeirou do BMW. Mesmo ao lado, uma feirante elogiou os agentes da PSP de Ponte de Lima e considerou que já houve mais carteiristas na feira quinzenal. “Quando eu era pequena e vinha para a feira, havia muitos carteiristas, agora já não há tantos”, partilhou a feirante de 60 anos, natural de Braga, que começou aos 10 a feirar em Ponte de Lima. “Nesta feira, vêem-se agentes da PSP a fazer vigilância e são muito educados, são pessoas excelentes”, elogiou.
“Foi uma manhã bastante animada, em que as pessoas, além de virem à feira, puderam ver uma demonstração cinotécnica da nossa secção com testes de obediência, proteção, busca e salvamento. A interação com crianças e idosos foi muito boa”, afiançou o intendente Rocha e Silva, segundo comandante distrital da PSP de Viana do Castelo. Esta foi a primeira vez que o Comando distrital celebrou o aniversário em Ponte de Lima e aproveitou o dia de feira quinzenal para reforçar a ligação da PSP junto da população.
Leia a reportagem na edição desta semana do “Alto Minho”