“Festa de Melgaço quer chegar a todas as faixas etárias e a todos os interesses culturais”
O programa apresenta como novidade a realização de um cortejo histórico, no dia 12 de agosto, que “pretende retratar a ocupação humana do território, designadamente cinco épocas que deixaram marcas históricas e que representam as raízes culturais do concelho, o Paleolítico, a Idade do Bronze, a Antiguidade Clássica (Romanização), a Idade Medieval e a Idade Contemporânea”.
O evento inclui ainda, no dia 04 de agosto, às 22:00, no Largo Hermenegildo Solheiro, o festival internacional de folclore “O Mundo a Dançar” com a participação de grupos da Argentina, Equador, Geórgia e Taiti.
A celebração, nos dias 05 e 06, da cultura da transumância, uma tradição com 900 anos, durante o dia do brandeiro é outros dos pontos altos do programa do Melgaço em Festa.
O cortejo etnográfico, no dia 05, pelas 12:30, como tema A Transumância, “assume-se como o momento alto das festividades que relatam o quotidiano da pastorícia”.
No dia 08 de agosto acontece a festa do emigrante e entre os dias 11 e 13 o centro histórico de Melgaço acolhe o mercado medieval que “pretende promover o património histórico do concelho”.
“O centro histórico, com o seu castelo e as suas igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), assume-se como um local fulcral para a promoção deste mercado, tornando-se palco de várias animações temáticas. Haverá ainda uma tenda para aluguer de trajes, convidando os visitantes a recuarem no tempo e a entrarem no espírito medieval”, adianta o município.
Estão ainda previstos concertos musicais com o Dj Wilson Honrado, no dia 11 de agosto, Toy, no 12 e Mike da Gaita e Cuca Roseta no dia 13 de agosto.