Jornada Mundial da Juventude “temperada” com o sal da Ribeira de Viana

0
2078

O típico tapete de sal anualmente confecionado por moradores da Ribeira de Viana do Castelo para a Romaria d’Agonia foi recriado, em Lisboa, com mais de uma tonelada e meia, para a cerimónia de acolhimento do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A convite da organização da JMJ, um grupo de oito pessoas de Viana do Castelo trabalhou durante a noite na confeção deste tapete, que será inspirado nos bordados de Viana, com uma área total de 75 metros quadrados.

O trabalho de confeção do tapete nos talhões do Parque Eduardo VII prolongou-se durante toda a noite e madrugada. Os 26 metros de comprimento do tapete estão tingidos com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços.

“Acima de tudo é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições, este convite à VianaFestas, que organiza a Romaria d’Agonia, leva ao palco do mundo neste momento a nossa fé e a nossa Romaria”, explicou João Chavarria, que liderou o grupo em Lisboa, responsável pela confeção do tapete que será percorrido quinta-feira pelo Papa Francisco.