Sementes dos melhores pinheiros bravos do país colhidas no pomar de Chamosinhos já germinaram
As sementes colhidas no Pomar de Chamosinhos, em Valença, plantado há 23 anos a partir dos melhores pinheiros bravos do país, já germinaram e poderão ser plantadas a partir do outono. O Centro PINUS, responsável pelo pomar, revelou o percurso de sementes de pinheiro-bravo, que descendem das melhores árvores selecionadas por todo o país, provenientes de concelhos como Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros, Góis, Covilhã ou Idanha-a-Nova e de locais emblemáticos como a Mata Nacional de Leiria.
O Centro PINUS acompanhou e registou as diferentes fases dos “primeiros frutos” colhidos no início de 2023 no Pomar de Chamosinhos, um pinhal-bravo produtor de semente com 23 anos, gerido pela entidade na região do Minho. A história é divulgada num vídeo do Centro Pinus, que se retrata a colheita realizada pelos escaladores do Centro Nacional de Sementes Florestais (ICNF) em Fevereiro de 2023, seguida das fases de seleção e processamento de semente e a posterior germinação das plantas +PINUS em viveiro.
O vídeo retrata ainda a origem das sementes produzidas em Chamosinhos que resultam do cruzamento dos descendentes dos melhores exemplares de pinheiro-bravo selecionados em todo o país, incluindo locais emblemáticos como a Mata Nacional de Leiria.
Com um ganho genético de 21% em diâmetro e 12% em altura – estas plantas são do interesse dos produtores florestais ao proporcionarem um aumento significativo da rentabilidade do pinhal e resultam do Programa de Melhoramento Genético do Pinheiro-Bravo, liderado pelo INIAV com o apoio do Centro PINUS na divulgação.