Lenços dos namorados de Vila Verde conquistam parceiros da Alemanha 

0
900

Com o objetivo de reforçar instrumentos de cooperação para “a definição e a implementação de estratégias de desenvolvimento local”, uma delegação de autarcas do concelho de Vila Verde está de visita à cidade alemã de Lohmar, no âmbito do protocolo de geminação entre os dois municípios. 

“É uma oportunidade para retomar e consolidar laços entre as duas comunidades, numa perspetiva de promover também a concertação de sinergias e a partilha de conhecimentos e experiências importantes para as nossas missões enquanto autarcas”, sustentou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia oficial de receção em Lohmar. 

Num evento que contou também com a participação da cônsul de Portugal para a região de Dusseldorf, Lídia Nabais, a líder do município de Vila Verde destacou a importância do intercâmbio e da partilha de valores entre parceiros europeus, com impacto particular para “a gestão pública e a concretização de políticas de desenvolvimento dos nossos territórios”. 

A pertinência da iniciativa foi também enaltecida pela cônsul Lídia Nabais, que considerou “um importante contributo para a estratégia das autoridades portuguesas na afirmação das potencialidades de Portugal na Alemanha, a quarta potência económica mundial”. 

Referiu-se ainda de forma especial à valorização das tradições e das marcas únicas que identificam o concelho de Vila Verde, como o Lenço de Namorados e a programação Na Rota das Colheitas, assumindo o apreço particular pela Festa do Caldo do Pote que o empresário vilaverdense José Esteves promove em Dusseldorf. 

A cônsul e a presidente do município de Lohmar, Claudia Wieja, agradeceram de forma efusiva os exemplares do tradicional Lenço de Namorados bordado na Aliança Artesanal com que foram presenteadas por Júlia Fernandes, que fez ainda questão de as convidar para a Festa das Colheitas, que se realiza de 4 a 8 de outubro, em Vila Verde. 

A valorização do voluntariado no setor da solidariedade e ação social, a par dos objetivos na promoção do ambiente e no combate às alterações climáticas, é outras das áreas da administração pública exploradas nesta ação de geminação, organizada com o apoio da associação ‘Plus Europa”. 

Liderada por Júlia Rodrigues Fernandes, a comitiva vilaverdense integra ainda os vereadores Michele Alves, António Esquível e Fernando Silva, e representantes das freguesias do concelho. 

Durante quatro dias, o grupo de 32 autarcas tem a oportunidade de conhecer várias instituições da área administrativa de Colónia, estado da Renânia do Norte-Vestfália. 

Os bombeiros de Lohmar são uma das instituições que assume “particular carinho” pela geminação com Vila Verde, que nasceu há 37 anos, como fez questão de sublinhar a presidente do município alemão, reiterando a determinação “desenvolver todas as ações no sentido de se promover o intercâmbio cultural, técnico, económico e social, como caminho para ajudar no progresso local”. 

Claudia Wieja destacou a importância da retoma dos intercâmbios com parceiros europeus, depois das restrições do período Covid e no atual contexto de crise marcado pela guerra. “É bom podermos ter estes encontros e estarmos unidos nestes tempos difíceis”, vincou a autarca alemã, que convidou a comitiva vilaverdense a acompanhar as festas das associações locais na vila de Wahlscheid. 

Situada entre Colónia e Bona, Lohmar é uma cidade servida pela autoestrada que liga Frankfurt à fronteira com a Bélgica. Conta com 31 mil habitantes e acumula uma área administrativa com uma centena de pequenos conjuntos habitacionais, num território que se divide entre uma área de forte atividade económica e os espaços urbanos em que a qualidade de vida é marcada pela envolvência de grandes manchas verdes