Rampa de Santa Luzia mais inclusiva
A Rampa de Santa Luzia está de regresso a Viana do Castelo nos dias 16 e 17 de setembro, com mais de 300 carros a fazerem a mítica subida empredada até ao santuário do Coração de Jesus. No ano em que o Viana Motor Clube (VMC) completa 25 anos, a Rampa regista, este ano, um recorde de participantes femininas e ficará marcada pela inclusão de pessoas invisuais no evento, que mantém o seu carácter não competitivo.
João Peixoto, presidente do VMC, indicou que o interesse pela Rampa de Santa Luzia tem aumentado nos últimos anos, obrigando a organização a ter de recusar pedidos de participação. “Este ano, já ultrapassamos os 400 pedidos, que tivemos de recusar, o que é algo que não gostamos”, admitiu o organizador do evento revival, marcado pela subida de carros clássicos, contemporâneos e desportivos modernos, durante dois dias.
O organizador referiu que esta edição vai contar com cerca de 280 participantes, tendo-se registado “um aumento exponencial” de participantes do sexo feminino. “Este ano temos 20 senhoras, normalmente eram cinco ou seis”, notou, frisando que os carros mais antigos, antes dos anos 80, “estão a voltar outra vez”.