Águas do Alto Minho anuncia fim das obras na Estrada Nacional 13 em Cerveira
A Águas do Alto Minho anunciou a conclusão da empreitada de remodelação da conduta de abastecimento de água da Estrada Nacional 13, no concelho de Vila Nova de Cerveira. Com um investimento de 2,4 milhões de euros e uma duração prevista de 300 dias, a obra começou em janeiro de 2023 e “será concluída dentro do prazo”, garantiu a empresa pública.
O projeto, que consiste na remodelação de 17 quilómetros de rede de abastecimento de água e respetivos ramais domiciliários, é complementado pelo investimento na criação de zonas de monitorização e controlo, envolvendo a instalação de caudalímetros e válvulas de controlo de pressão. “Estas melhorias irão beneficiar as freguesias de Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira, Lovelhe, Reboreda, Campos e Vila Meã, todas situadas no concelho de Vila Nova de Cerveira”, sublinhou a empresa, que, com esta obra, prevê registar “uma redução significativa das perdas de água, estimando-se uma poupança de cerca de 87 mil metros cúbicos de água por ano”. “Esta remodelação não só contribuirá para uma notável redução de perdas de água, como irá tornar o sistema mais resiliente, evitando roturas e interrupções de abastecimento e melhoria da qualidade da água e dos serviços prestados à comunidade”, salientou, realçando ainda que “a região terá um fornecimento de água mais eficaz e sustentável, contribuído para o crescimento económico local, tornando o município ainda mais atrativo para potenciais investidores, reforçando o bem-estar geral da população”.
A conduta entrou em funcionamento desde o início do mês de agosto. A pavimentação encontra-se executada desde o nó da A28 até ao centro da Vila das Artes, decorrendo ainda os trabalhos de pavimentação nas freguesias de Reboreda e Campos. A Águas do Alto Minho, em cooperação com o Município de Vila Nova de Cerveira, suspendeu os trabalhos na plataforma rodoviária da EN13 durante o mês de agosto, por forma a contribuir para um impacto positivo no fluxo trânsito.
“As obras de beneficiação na conduta de abastecimento de água da EN13 representam um compromisso sério com o bem-estar da população de Vila Nova de Cerveira, garantindo um futuro sustentável dos recursos naturais da região e contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população da região do Alto Minho”, concluiu a empresa.