Alumni do IPVC expõem em Paris colecção que transformou lixo em luxo 

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Criado há menos de um ano, Gir Gir, coletivo composto por Ana Rita Pires e André Teoman, antigos estudantes do curso de licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aos quais se juntaram Ângela Costa Leal e Filipe Meira, já teve a sua primeira grande experiência internacional. Recentemente, marcou presença na Paris Design Week com Honey, uma coleção que aposta nos desperdícios normalmente negligenciados da indústria do mármore.

Em parceira com a Stone Dark, Gir Gir viu nos resíduos de mármore deixados por esta empresa vianense uma forma de reaproveitamento. “Ao mostrarmos o potencial das sobras industriais, procuramos inspirar indústrias e indivíduos a olhar para o desperdício de outra forma e a transformá-lo num recurso valioso”, explica Ana Rita Pires.

“Já tínhamos a ideia de criar uma marca e desenvolver produtos com resíduos da indústria. O que poderia ser um problema para a indústria e a sociedade em geral acaba por ser uma solução para nós. E uma solução pensada de forma criativa e também apostada em levantar questões. O que é ou não lixo? O que é ou não belo? Esta é a base de Gir Gir”, acrescenta André Teoman.

A Coleção Honey é composta por peças como mesas de apoio ou de centro, candelabros ou espelhos. “Começámos por peças mais pequenas e, por isso, mais fáceis de transportar. Nesta primeira coleção, quisemos assumir o material, ou seja, as nossas peças mostram não só o mármore, mas o restante material, como o alumínio, e temos tido um ótimo feedback. Na verdade, ao revelarmos todo o material usado em cada peça, estamos a contar a história por detrás de cada delas”, descreve, ainda, Ana Rita Pires.

André e Ana Rita, dois alumni do Politécnico de Viana do Castelo, trabalhavam já no Studio, projeto desenvolvido por André desde 2015, mas no qual entenderam que o conceito de Gir Gir não se enquadrava. Lançaram então este coletivo, com a colaboração de mais dois colegas, um mais ligado ao marketing online e outro à parte comercial, e depois de Paris têm já presença garantida, em novembro, no Dubai e candidaturas para outras exposições internacionais.