Equipa minhota conquista pódio na Taça de Portugal de Karting

0
841

 

Beatriz Costa (categoria X30 Mini) e Pedro Cachada (categoria X30 Sénior) disputaram a 42.ª edição da Taça de Portugal de Karting, no Kartódromo Internacional de Braga, e o jovem piloto de Esposende, de apenas 13 anos, subiu ao pódio na categoria-rainha. O top 10 de Beatriz Costa também contribuiu para o bom fim de semana da equipa minhota.

A PLC Karting chegou ao Kartódromo Internacional de Braga apostada num bom resultado na emblemática Taça de Portugal de Karting. Beatriz Costa e Pedro Cachada representaram a equipa de Barcelos, depois de um infortúnio de Francisco Costa, que fraturou o nariz na semana anterior, ter afastado o jovem piloto da prova bracarense. Também Luís Fernandes continua a treinar com a equipa, já a pensar na época de 2024.

Na ‘rainha’ categoria X30, que em Braga teve um extenso pelotão de 37 pilotos, Pedro Cachada esteve em destaque logo nas mangas de qualificação, onde conseguiu dois terceiros lugares. No domingo, o jovem piloto de Esposende esteve ainda melhor na pré-final, onde foi segundo classificado, discutindo depois a vitória na corrida decisiva. Na final, Pedro Cachada chegou a rodar no segundo lugar, mas com a pista a secar e o seu kart afinado para condições de chuva, viria a terminar em terceiro. Um resultado muito meritório, já que a Taça de Portugal é a prova mais disputada do ano e Pedro Cachada é o mais jovem piloto de todo o pelotão, com apenas 13 anos (o vencedor da prova tem 23 anos e o segundo tem 20 anos).

Beatriz Costa, por seu turno, chegou à Taça de Portugal depois de uma excelente exibição no Campeonato de Espanha de Karting e tendo na memória a pole-position obtida em Braga na prova do Campeonato de Portugal de Karting, em julho. Com condições atmosféricas instáveis, Beatriz Costa manteve a concentração e conseguiu recuperar cinco lugares na pré-final. Durante a final, nunca baixou os braços e subiu mais duas posições, terminando a Taça de Portugal no nono lugar. Um fim de semana que comprova a evolução da jovem piloto de 12 anos, ao longo de uma época de grande aprendizagem.

“O fim de semana da Taça de Portugal foi muito positivo para a equipa e conseguimos superar as difíceis condições atmosféricas para terminar com um pódio”, apontou Nuno Cachada, o diretor-geral da PLC Karting. “O Pedro (Cachada) está de parabéns, pois fez tudo que estava ao seu alcance e consegue um terceiro lugar numa prova tão importante, com quase 40 pilotos na X30 (Sénior). Na Final optámos por afinação para chuva, mas o atraso no programa da prova fez com que a pista fosse secando progressivamente, o que acabou por nos prejudicar. Mas terminar a época de estreia na X30 Sénior com um pódio na Taça é um prémio justo para o Pedro e um incentivo importante para o projeto da PLC Karting. A Beatriz (Costa) vinha de uma boa corrida em Espanha e penso que também esteve bem, sempre a evoluir em condições difíceis, pois sabemos como o piso molhado é um desafio para pilotos tão jovens. Uma palavra para o Francisco (Costa), que teve um azar na escola na passada segunda-feira, já depois de ter demonstrado um bom ritmo nos treinos para a Taça. Acima de tudo, espero que recupere bem”, afirmou o responsável da equipa minhota.