Valença pede mais segurança para idosos isolados

0
477

A Câmara Municipal de Valença e a GNR- Guarda Nacional Republicana comemoraram o Dia Internacional da Terceira Idade numa iniciativa que contou com a participação de 80 seniores das várias freguesias do concelho, que, por norma, vivem sozinhos ou em situação de isolamento.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, destacou a importância do policiamento de proximidade, no esclarecimento e proteção aos seniores, sobretudo os mais isolados, e a sua interligação com as várias valências de apoio aos seniores que o concelho dispõe.

Ao longo da tarde decorreu uma sessão de esclarecimento sobre segurança, bem como uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR e um convívio entre todos os presentes, animado pela TUNESCE da ESCE Valença.

Este evento integrou-se na operação “Census Sénior 2023” que está a decorrer em Valença e em todos os concelhos do país, durante este mês de outubro.

Trata-se de uma operação da GNR que tem como objetivo fazer um levantamento e acompanhamento dos seniores que vivem sozinhos e isolados, de modo a permitir, ao longo do ano, uma maior sensibilização para os comportamentos de segurança a adotarem, com um maior policiamento de proximidade. Esta iniciativa contou , ainda, com a especial colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho e das instituições de solidariedade social do concelho que trabalham com os seniores.