Politécnico de Viana do Castelo recebe Prémio Desporto + Acessível
A Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o IPDJ, na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
Na área da inclusão e sensibilização, a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC recebeu uma menção honrosa com “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”, projeto desenvolvido em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).
O projeto envolve os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Atividades Físicas de Natureza e Fitness. “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” permite que os estudantes tenham acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do SUP adaptado e inclusivo – Stand Up Paddle Para Todos, permitindo que pessoas com deficiência física e/ou intelectual possam, com recurso a equipamentos específicos, tem um acesso mais facilitado a atividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.
“Os nossos estudantes puderam ter acesso a equipamentos de que não dispomos no IPVC, mas também a práticas e experiências com os utentes da APPACDM com deficiência intelectual e/ou física. Ao mesmo tempo, receberam formação dos técnicos da APPACDM, que sabem usar devidamente esses equipamentos”, descreve o coordenador da licenciatura em Desporto e Lazer, Bruno Silva.
A juntar ao conhecimento académico e teórico, tido em ambiente de sala de aula, “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” permite aos estudantes adquirirem também conhecimentos práticos não só dos equipamentos, da forma como são usados, mas também das vantagens e das dificuldades na sua utilização.
Este projeto, reconhece Bruno Silva, possibilita uma melhor preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, dando-lhes ferramentas concretas para, por exemplo, trabalharem na área do turismo ativo para pessoas com deficiência. “Demonstrámos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, remata Bruno Silva.
“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projeto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.