“Em Arcozelo são as gerações mais novas que estão a ensinar a preservar o ambiente”

0
665

Nós e a natureza tem sido o mote do Centro Educativo de Arcozelo, alertando os alunos para a preservação do meio ambiente através da “exploração do que existe na localidade”. 

Momentos de debate, diálogo e pesquisa fazem parte do quotidiano desta escola, complementando a abordagem dos conteúdos lectivos relacionados com o ambiente na disciplina de Estudo do meio. “Esta temática faz parte da oferta complementar “O Nós e a Natureza” e, além disso,  procuramos explorar o que  existe na localidade.  Isto é importante para eles aprenderem a preservar o ambiente e, desta forma, também pensam no futuro deles. Por isso, sensibilizamos  sobre a importância do ambiente na vida deles”, salientou a Professora Zeferina Lira que acompanhou os alunos na iniciativa do Abraço ao Rio Lima, que decorreu na vila limiana. 

“O Abraço ao Rio Lima é uma iniciativa que vale a pena para as crianças. Conhecem mais sobre o rio, a sua fauna e a flora e ficam mais sensibilizados para a sua importância”, considerou a docente do segundo, vincando que os mais pequenos já reconhecem a importância deste recurso hídrico. 

A importância da reciclagem e da poupança da água têm sido outras das temáticas abordadas na escola. “Eles passam a palavra aos mais velhos e eles também ficam sensibilizados. Os pequenos também podem ensinar algo aos seus pais e, atualmente, parece que são as gerações mais novas que estão a ensinar a tomar conta do ambiente”, declarou, salientando que a escola aposta em actividades fora do contexto da sala de aula para complementar a oferta pedagógica. “É importante sair do contexto da sala de aula e poder explorar de outra forma. Notamos que eles aderem com outra iniciativa e energia porque as coisas práticas são sempre muito apelativas para eles”, reforçou Zeferina Lira.