“Não separava o lixo, mas agora que deram os saquinhos vou separar”

0
540

Quem foi às compras ao mercado municipal de Arcos de Valdevez na quarta-feira voltou a ser surpreendido com a oferta de um kit com três ecopontos domésticos, numa iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Resulima que pretende sensibilizar a população para a importância da separação dos resíduos. 

Nas últimas quartas-feiras, o dia de mais movimentado no mercado municipal arcuense, em parte devido à realização da feira quinzenal, a população, além dos produtos agrícolas ou outros, pôde levar consigo os três sacos, um de cor amarela, outro verde e outro azul, para facilitar a separação do plástico e metal, vidro e papel e cartão, respectivamente. “Levo isto e não tenho que pagar nada?”, questionava, desconfiada, uma mulher, enquanto comprava fruta. “Não, o melhor pagamento é começar a fazer a separação do lixo e colocá-lo depois nos ecopontos”, explicava o vereador do ambiente na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, enquanto entrega o kit ao casal. 

Maria Isabel Amorim, de Soajo, também foi surpreendida com a iniciativa. “Sinceramente, não costumo fazer a separação do lixo. Mas agora explicaram bem como é e já que me deram os saquinhos vou fazer”, declarou a mulher de 60 anos, admitindo que “é importante” fazer a reciclagem. Também a vizinha Rosa Cunha Rodas foi convencida nesta acção de sensibilização. “Eu também não fazia a separação do lixo, mas agora temos que dar uso ao saco”, gracejou a mulher de 75 anos, contando que não foi habituada a separar o lixo. “Ponho tudo junto, mas já vi que não é difícil separar”, afirmou. 

Olegário Gonçalves, vereador do ambiente na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, congratulou-se com a adesão à iniciativa. “O mercado municipal, desde a requalificação, tem um movimento muito aceitável e é a melhor zona para podermos fazer este tipo de sensibilização”, declarou, admitindo que a campanha poderá até ser mais um motivo para chamar clientes ao local. “Alguns ouviram falar e já vieram levantar esta oferta que a Câmara e Resulima estão a dar. Aproveitam para vir às compras e já fazem tudo”, sustentou, explicando que o objectivo é que cada habitação tenha um ecoponto doméstico para facilitar a separação adequada dos resíduos, depositando-os depois nos ecopontos que estão nas vias públicas. “esta iniciativa vem no seguimento de outras já realizadas pelo Município de Arcos de Valdevez e temos de fazer cada vez mais para que as pessoas tenham outra sensibilidade para a necessidade de contribuirmos para uma maior sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, vincou, afirmando que as pessoas “percebem a mensagem”. “Aceitam e, muitas vezes, são sos próprios munícipes que nos procuram. Numa destas acções de sensibilizaão também já tivemos alunos das escolas do concelho e, através deles, também tentamos chegar aos pais”, realçou. 

Ainda no âmbito das políticas ambientais, a Câmara Municipal prevê arrancar no início do próximo ano com um projecto de recolha porta a porta de resíduos orgânicos nos comércios de restauração do concelho. “Este serviço deverá arrancar logo em Janeiro. Vamos fazer alguma promoção e sensibilização juntos dos proprietários dos restaurantes e cafés, com a entrega dos respectivos contentores próprios, para que estes resíduos não se misturem com os restantes”, declarou A ideia é enviar estes resíduos orgânicos para compostagem, num processo que estará sob a responsabilidade da Resulima. “Estou confiante que os comerciantes vão aderir porque não lhes custa nada. Nós oferecemos os contentes e é só pôr à porta para o camião recolher nas horas marcadas”, sustentou.