“Braga é Cidade Educadora na escola, na saúde, nos lares, na rua… nos rostos dos bracarenses”
O Município de Braga assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora junto da comunidade educativa com um conjunto de actividades que envolveu a participação de crianças e adultos. Na sessão, que decorreu na Escola Secundária Carlos Amarante, Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, entregou aos directores dos Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada, a bandeira alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora, para ser hasteada em cada uma das escolas sede. A par deste momento simbólico, fazendo jus ao tema do Dia Internacional da Cidade Educadora, as crianças da EB1 de S. Victor realizaram uma mostra do folclore bracarense.
“A Cidade Educadora agrega oportunidades em diversas áreas distintas na acção e na forma. Braga é uma cidade que promove as aprendizagens a partir da actividade e criação cultural, proporcionando oportunidades diferenciadoras à comunidade em geral”, referiu Carla Sepúlveda, sublinhando que para ser Cidade Educadora “não basta ter um título, é preciso sê-lo por inteiro e orgulhamo-nos de poder afirmar que Braga o é no seu todo”.
Segundo a vereadora, “Braga é Cidade Educadora na saúde, na escola, nos lares de terceira idade, na inclusão, na rua, no associativismo, no ambiente, no desporto, nos rostos dos bracarenses”. “Somos, como reflecte o trabalho desenvolvido nas nossas escolas, ‘Cidade Aberta’. Aberta à mudança, à descoberta, à diversidade, ao passado, presente e futuro. Neste dia celebramos o que acreditamos ser uma Cidade Educadora: um espaço participado por todos(as) e que fomenta a criatividade e a visão de futuro, mas sem nunca esquecer o passado que faz de nós o que somos hoje”, enfatizou.