Grupo de Teatro de Balugães anunciou vencedores dos Prémios Palco de Terra

0
395

O Grupo Teatral Freamundense, o Teatro Airiños e os encenadores António Neiva e Javier Fernández Mariño foram os vencedores dos prémios Palco de Terra, galardões que distinguem anualmente o esforço de pessoas e instituições, pelo trabalho de teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza. Os prémios, que são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, foram entregues no auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos), durante o encerramento do Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.

No norte de Portugal, o Grupo Teatral Freamundense, de Freamunde, foi distinguido na categoria “Instituição” pelo trabalho desenvolvido ao longo de 60 anos na dinamização e promoção do teatro amador no norte de Portugal. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o ator, autor e encenador António Neiva, pelos 60 anos de carreira dedicados ao teatro no Minho.

Na Galiza, na categoria “Instituição”, foi premiado o Teatro Airiños, de Rianxo, grupo galego mais antigo que celebra 90 anos de teatro amador, de resistência e criatividade. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o diretor artístico e encenador Javier Fernández Mariño, pelo trabalho desenvolvido no teatro Greco-Latino, em especial na companhia de teatro Noite Bohemia, da Corunha.