José Manuel Fernandes condecorado por aprofundar e reforçar relações entre UE e Brasil
O eurodeputado José Manuel Fernandes foi condecorado como Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, do Brasil, pelo trabalho realizado enquanto presidente da delegação parlamentar para as relações da UE com a República Federativa do Brasil.
“Esta condecoração honra-me muito e motiva-me para continuar a trabalhar diariamente nas relações UE e Brasil. O Brasil é um reconhecido parceiro estratégico da UE e um país muito próximo, amigo e especial de Portugal”, reagiu o parlamentar europeu, realçando a força e importância do Brasil enquanto país parceiro da UE.
Na ordem do dia das relações entre a UE e o Brasil mantém-se o acordo Mercosul, que demorou 20 anos a ser negociado e que continua num impasse não tendo ainda entrado em vigor. O acordo UE-Mercosul abrange os 27 Estados-membros da UE mais o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o equivalente a 25% do PIB mundial e 780 milhões de pessoas, quase 10% da população mundial. O eurodeputado José Manuel Fernandes considera que “este acordo é muito mais do que um acordo comercial, uma vez que daria força geopolítica que contribuiria para o desenvolvimento sustentável e a promoção da paz e de valores à escala global”.
O embaixador do Brasil na UE destacou a contribuição que o eurodeputado minhoto tem dado para a promoção do Brasil no plano internacional. “O seu trabalho como presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Brasil tem sido marcado pela valorização do diálogo franco, cordial e pragmático, desempenhando um papel central nos esforços de aprofundamento da parceria entre o Brasil e a UE”, reconheceu Pedro Miguel da Costa e Silva.