“Diabos” de Barcelos “à solta” em Vila Verde
Foi inaugurada, esta quarta-feira, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, a “Expodiabólica”, uma exposição de figuras populares alusivas ao diabo.
No total estão apresentadas 117 peças alusivas ao imaginário popular do diabo dos mais reconhecidos artesãos populares de Barcelos como Júlia Côta, António Ramalho, António Roriz, Irmãos Baraça, Carlos Dias, Conceição Sapateiro, Inês Machado, Irene Salgueiro e Irmãos Mistério. A “Expodiabólica” também contém uma mostra e ilustrações sobre a presença e origem do demónio no imaginário da cultura popular portuguesa e na civilização ocidental.
As peças são o resultado de uma investigação Fernando Capela Miguel, colecionador e curador da exposição, que fez uma visita guiada ao público. A inauguração contou com a presença de Arnaldo Sousa, professor da EPATV, e Michele Alves, vereadora da Câmara Municipal de Vila Verde. Vários alunos da EPATV também estiveram presentes na inauguração. A iniciativa marca o encerramento do projeto “Aqui Há Cultura!”, que ao longo do ano proporcionou um programa de eventos culturais no âmbito de uma cooperação da Escola Profissional Amar Terra Verde e do Município de Vila Verde, que terá continuidade no próximo ano. A “Expodiabólica” vai estar na Biblioteca Machado Vilela até dia 5 de janeiro.