Coligação PSD/CDS em Ponte de Lima?

0
718
Os presidentes do PSD e do CDS-PP vão propor aos órgãos nacionais dos seus partidos uma coligação pré-eleitoral, a Aliança Democrática, para as legislativas de março e as europeias de junho, que incluirá também “personalidades independentes”.

“Os presidentes do Partido Social Democrata e do CDS-Partido Popular acordaram hoje propor aos órgãos nacionais dos respetivos partidos a celebração de um acordo político para a formação da Aliança Democrática, uma coligação pré-eleitoral com o horizonte do atual ciclo político, abrangendo as eleições legislativas e europeias de 2024”, refere um comunicado conjunto dos dois partidos.

Na nota à imprensa, intitulada “Constituição da Aliança Democrática” (o nome das primeiras coligações celebradas entre PSD e CDS-PP nos anos 80), refere-se que este acordo está “em sintonia com os compromissos regionais para as eleições nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores de 2023 e 2024, respetivamente, e com os entendimentos de base local para as eleições autárquicas de 2025”.

No distrito de Viana do Castelo, os dois partidos têm concorrido em coligação, nomeadamente na capital de distrito e em Caminha. Resta saber se em Ponte de Lima, histórico bastião do CDS, se regressa ao tempo da Aliança Democrática “original”, sendo certo que o actual vereador do PSD, José Nuno Vieira de Araújo, já foi apontado, pela concelhia social democrata, como o candidato à Câmara Municipal.