XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico mostra em Braga “a saúde da criação pictórica”
A exposição da XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico vai ser inaugurada em Braga na próxima terça-feira, 9 de Janeiro, reunindo 25 trabalhos de 104 artistas de Portugal e Espanha. Adriana Henriques e Jorge Araújo são os dois artistas bracarenses que participaram nesta edição e cujas obras estão patentes na mostra.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e vice-presidente do Eixo Atlântico, “a cultura é a argamassa que mantém unido o território da Eurorregião”. “Através da XIV edição da Bienal de Pintura, constata-se a saúde da nossa criação pictórica, não só pelo elevado número de obras apresentadas a concurso e pela qualidade das mesmas, mas também pelo que representa, um evento que há mais de vinte e cinco anos junta tanto os artistas que participam como o público que visita a exposição itinerante, que ao longo de um ano percorre parte das cidades do Eixo Atlântico”, salientou o edil bracarense .
Os 25 trabalhos patentes na exposição foram seleccionados por um júri presidido por Helena Mendes Pereira, composto por Sara Pérez Bello, João Ribeira da Silva, Patricia Oliveira e Tito Senna, vencedor da última edição da Bienal e secretariado por Marta Ferreira. As obras em exposição apresentam uma ampla variedade de estéticas, linguagens e técnicas. Esta é a única exposição itinerante entre dois países da União Europeia, reunindo obras inéditas de vários artistas naturais ou residentes em Portugal e Espanha. A XIV edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico ficará patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva até 30 de Janeiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30 e aos sábados das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.