Teleassistência para idosos e banco de voluntariado valem galardão “Autarquia Voluntária” a Vila Verde
O Município de Vila Verde foi distinguido com o galardão Autarquia Voluntária, promovido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. A distinção será entregue em cerimónia pública, a realizar na próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro, no Teatro Thalia em Lisboa.
Criado com o objetivo central de distinguir e reconhecer o trabalho das autarquias ao nível do voluntariado social, o galardão visa ainda potenciar uma rede de partilha, que privilegie a monitorização e a divulgação de boas práticas que podem ser assumidas e replicadas por outros territórios. A criação do serviço de teleassistência no âmbito do projeto Idade Maior é uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito do Voluntariado pelo Município de Vila Verde, que assumiu também a publicação do Guia do Voluntariado de Emergência Social. Foi ainda criado o Banco Local de Voluntariado, uma estrutura concelhia de proximidade que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços à comunidade.
A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social é, desde 2017, a entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, cabendo-lhe promover as medidas e disponibilizar os instrumentos que se revelem necessárias à promoção desta prática.
Nesta primeira edição do galardão Autarquia Voluntária, foram distinguidas 21 autarquias de todo o país. A CASES sublinha as mais-valias das autarquias pela proximidade às populações e pelo conhecimento das realidades locais, com particular incidência na dinamização local das práticas de voluntariado, que importa divulgar e partilhar.
Destacando o papel das autarquias locais no desenvolvimento e consolidação de programas e projetos sociais, a Cooperativa chama a atenção para a importância e o impacto das práticas de cariz local, que importa também identificar e dar a conhecer de forma a potenciar resultados de experiências adequadas a cada território. A atribuição do galardão é assumida também como uma forma de “reforçar o comprometimento das autarquias com políticas institucionais que visem a disseminação e consolidação da cultura do voluntariado e da solidariedade”.