José inspirou Manuela a ser atleta e é totalista de todas as edições da meia maratona
Ao longo das 25 edições da Meia Maratona Manuela Machado, José Machado correu 525 quilómetros, na ida e volta entre Viana do Castelo e Cardielos, o que faz dele o totalista da prova. José é irmão da atleta campeã do mundo e, este ano, concluiu, mais uma vez, a prova sorridente e atarefado porque, além de correr, ainda ajudou na organização e, claro, tirou muitas fotografias, outra das suas paixões.
José Machado acredita que o “bichinho do atletismo” nasceu com ele há 61 anos. “Os meus pais não tinham nenhuma ligação ao desporto e, no início, foi difícil porque eu fugia de casa para correr. Lembro-me que gastava os meus tostões para comprar umas t-shirts de atletismo”, contou. O gosto por correr depressa foi passado à irmã mais nova Manuela. Desafiou-a a participar numa prova na Festa das Rosas, em Vila Franca, com um grupo pequeno de atletas. “Ela chegou lá com uns calções feitos por ela, as sapatilhas eram de pano sem qualidade nenhuma. Partiu sem saber o que ia acontecer e ganhou a prova. Trouxemos uma taça enorme para casa, que tivemos de transportar no barco porque atravessamos o rio para ir para Vila Franca”, partilhou José Machado, notoriamente orgulhoso de todo o percurso da irmã. “Ela é o meu ídolo. Há uma palavra que a define: humildade. Toda a gente sabe que ela é uma campeã e os campeões fazem-se com humildade. Ela nunca se envaideceu com os títulos que conquistou”, elogiou.
ENTREVISTA COMPLETA, INSERIDA GRANDE REPORTAGEM DA MEIA MARATONA MANUELA MACHADO, PODE SER LIDA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO JORNAL ALTO MINHO, AINDA NAS BANCAS!