Avelino Dias da Silva é o novo presidente do Gil Vicente, da I Liga portuguesa de futebol, depois de vencer, com 69% dos votos, as eleições para os órgãos sociais do clube barcelense.
O empresário, de 68 anos, que encabeçava a Lista A, obteve o correspondente 6.907 votos, enquanto o futebolista Hugo Vieira, de 35 anos, que liderava a Lista B, conseguiu 3.067 votos (31%), num sufrágio onde participaram mais de 1.500 sócios do Gil Vicente.
Avelino Dias da Silva sucede assim na presidência do emblema minhoto ao seu irmão Francisco Dias da Silva, que se demitiu por motivos pessoais, quando estava num segundo mandato.
O novo líder do clube barcelense tinha prometido um “projeto de continuidade mas com algumas novidades”, traçando como objetivo máximo do sua presidência construir uma academia vocacionada para a formação.
“Vou aproveitar a sabedoria e o grande trabalho deixado pelo irmão, mas tentando inovar. Deixo uma mensagem de união para todos os sócios, porque o importante é estarmos todos perto do clube. Sou um pacificador e essa será a minha postura no futebol português”, disse Avelino Dias da Silva.
Já o candidato derrotado Hugo Vieira agradeceu “à equipa fantástica” que o acompanhou no projeto, e considerou que no final que “quem saiu a ganhar foi o Gil Vicente”.
“A mobilização que aconteceu na cidade foi incrível. Foi um milagre o que conseguimos fazer nesta candidatura em três semanas. Tenho que agradecer aos sócios que votarem em nós e dar os parabéns ao novo presidente. Estaremos cá para a apoiar o Gil Vicente”, disse o futebolista, que liderou a Lista B.
Há 42 anos que as eleições no Gil Vicente não eram disputadas por dois candidatos.
A nova direção do emblema de Barcelos toma posse ainda esta noite.