“Semana Santa tem um forte impacto económico em Braga”
A Cidade de Braga prepara-se para viver um dos seus maiores momentos com a realização da Semana Santa. Trata-se de “um evento único, repleto de tradições seculares” que, de 24 a 31 de Março, levará à cidade milhares de visitantes.
Durante a apresentação da programação, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou a “importância religiosa, turística, cultural e económica” do evento. “Este é um momento especial para Braga e para todos os bracarenses. A Semana Santa tem uma capacidade extraordinária em termos de mobilização da comunidade ao agregar várias entidades para desenvolver um programa riquíssimo com uma atractividade turística crescente e com forte impacto económico para Braga”, referiu o edil bracarense. Para além dos actos religiosos intrínsecos do tempo quaresmal, a Comissão da Semana Santa de Braga delineou um programa cultural diversificado com exposições, concertos e visitas guiadas. As majestosas procissões são os pontos altos do programa onde são esperadas milhares de pessoas nas ruas de Braga.
O peso económico deste evento foi um dos destaques desta apresentação, com a Associação Empresarial de Braga (AEB) a avançar que, no ano transacto, a Semana Santa de Braga teve um impacto económico de 13,2 milhões de euros, prevendo que a edição deste ano tenha um impacto de cerca de 14 milhões de euros no concelho. As acções da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga são organizadas pela Comissão instituída pelo Cabido da Sé de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Câmara Municipal de Braga, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Associação Empresarial de Braga e pela Paróquia e Junta de São Victor. O programa completo pode ser consultado em: https://semanasantabraga.com/