Braga avança com Estratégia Municipal de Educação Ambiental

0
364

O Município de Braga vai implementar a estratégia municipal de Educação Ambiental (EMEA). A autarquia frisa que será “um marco significativo para a vida da cidade em direcção a um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente”. A proposta será analisada na próxima reunião de Executivo Municipal, que terá lugar na segunda-feira, dia 19 de Fevereiro, no gnration.

Reconhecendo a importância da Educação Ambiental como um dos pilares essenciais para o Desenvolvimento Sustentável do Concelho, o documento da autarquia bracarense assenta na estratégia da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA), e assume um planeamento temático a partir dos eixos definidos na ENEA. Com esta medida, o Município pretende abranger um conjunto alargado de temas no sentido de fornecer à comunidade uma oferta pedagógica íntegra, com base nos melhores exemplos e referencias nacionais e internacionais, e que seja completa e robusta ao nível das várias áreas de interesse ambiental da actualidade. Neste sentido, destaca-se o alinhamento com o Programa ECOXXI, os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e os critérios de avaliação do título da Capital Verde Europeia.

Esta estratégia municipal apresenta uma oferta pedagógica vertida no Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido ao nível da sua dimensão temática, operacional e estratégica. A estrutura é concretizada a partir de partir de programas de acção, que se traduzem em iniciativas específicas de educação ambiental. Estas acções envolvem um espectro diversificado de actividades, desde comemorações de efemérides e semanas ambientais, acções de sensibilização e formação, e acções práticas e participativas. Estas iniciativas serão continuamente monitorizadas através de indicadores de sucesso que orientam o desenvolvimento sustentável do município, garantindo uma progressão contínua na educação ambiental que se pretende abrangente, acessível e colaborativa.

Através da promoção da educação e sensibilização ambiental, a EMEA “pretende construir de uma comunidade mais informada, consciente e activamente envolvida na promoção da sustentabilidade e na preservação ambiental do Município de Braga, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do município, proporcionando uma sustentabilidade participada de forma colaborativa e responsável”, sublinha a autarquia.

A EMEA tem como ambição posicionar Braga como um exemplo inspirador de sustentabilidade, não apenas para a comunidade local, mas também para outras regiões, unindo dinâmicas, organizações e pessoas. Reconhecendo que a mudança real requer esforços colectivos, a estratégia pretende fortalecer a participação activa da comunidade e estabelecer parcerias com organizações locais, empresas e outras entidades para realizar projectos e campanhas ambientais eficazes.

A implementação da Estratégia Municipal de Educação Ambiental será um processo contínuo, com planos de acção específicos, metas mensuráveis ​​e avaliações regulares para garantir que os objectivos sejam alcançados de forma eficaz e eficiente.

Braga adere à ‘Cities & regions for Cyclists’ para promover Mobilidade Sustentável

Ainda nesta reunião, será apresentada a adesão do Município de Braga ‘Cities & Regions for Cyclists’, da European Cyclists Federation, uma iniciativa internacional que promove a mobilidade urbana sustentável e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte diário, de turismo e lazer.

Ao aderir a esta rede, Braga pretende fortalecer as políticas e infra-estruturas para tornar a cidade mais amigável para ciclistas e promover a cultura da bicicleta entre a população, numa articulação com uma estrutura internacional que fomenta a partilha de experiências e boas práticas, a colaboração em projectos europeus e a defesa dos interesses da bicicleta a nível europeu.

A ‘Cities & Regions for Cyclists’ conta actualmente mais de 70 cidades e regiões aderentes, como por exemplo Amesterdão, Copenhaga, Barcelona, Viena e Paris. Estas cidades e regiões têm demonstrado um compromisso sério em promover a mobilidade sustentável e o uso da bicicleta como modo de transporte, e têm alcançado resultados significativos nessa área.

O acesso a experiências bem-sucedidas e boas práticas fruto da cooperação transnacional, é uma mais-valia significativa para Braga na medida em que possibilita acelerar a implementação de infra-estruturas cicláveis, promover campanhas de sensibilização, assim como obter financiamento europeu para projectos de mobilidade sustentável.