Grupo dos Trabalhadores dos Estaleiros celebra 57 anos com várias homenagens 

0
790

A celebração dos 57 anos do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ficou marcada pela homenagem a várias personalidades e instituições com quem tem estabelecido parcerias. O grupo aproveitou ainda o aniversário para oferecer uma scooter para pessoas com mobilidade reduzida à Associação de Reformados de Darque.

Após a habitual romagem ao cemitério para homenagear antigos associados e trabalhadores dos estaleiros já falecidos, a colectividade decidiu este ano prestigiar as pessoas, individuais e colectivas, com quem estabeleceu parcerias ao longo de 2023. “Estes parceiros são uma mais valia para as actividades culturais e desportivas que o Grupo realizou e quisemos oferecer uma lembrança a todos”, justificou Carlos Vieira, presidente da colectividade, que enfatizou a dinâmica da colectividade em manter-se viva, apesar dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo terem sido extintos.

A União de Freguesias da cidade foi uma das entidades prestigiadas e a autarca Helena Brito manifestou a disponibilidade da Junta em continuar ao lado do Grupo para perpetuar a memória dos antigos estaleiros navais.

O presidente do grupo salientou a actividade cultural que o grupo tem promovido, designadamente, através de várias exposições, destacando a próxima ligada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A nível desportivo, o atletismo e pesca desportiva são algumas das modalidades que o grupo dinamiza.

Neste aniversário, o grupo ofereceu uma scooter eléctrica à Associação de Reformados de Darque, aproveitando uma parceria que existe com a Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo. “Esta parceria é uma mais-valia para a área social do grupo e para quem vai usufruir da viatura”, realçou.

No âmbito da celebração dos 57 anos do grupo, está prevista ainda a realização de uma caminhada intitulada “Pelos Canos de Água à Citânia de Santa Luzia”, no dia 17 de fevereiro.

 

LEIA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”