Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos vai criar dois centros tecnológicos

0
378

A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos vai criar dois centros tecnológicos nas suas instalações, num investimento de cerca de 2,7 milhões de euros.

Em comunicado, a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, que gere aquela escola, refere que um dos centros tecnológicos será dedicado à área da Informática e o outro ao setor Industrial.

O objetivo, acrescenta o comunicado, é “reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica da escola, através da instalação e modernização de espaços e equipamentos, potenciando a capacidade técnica e pedagógica e os recursos educativos e formativos e melhorando a sua capacidade de resposta”.

Por outro lado, os novos centros tecnológicos “vão reforçar a atratividade dos cursos profissionais da escola, contribuindo para o crescimento, competitividade e sustentabilidade do tecido económico e social da região, através da capacitação e qualificação dos jovens em áreas económicas estratégicas, entre as quais a transformação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e digital”.

Os centros tecnológicos resultam de uma candidatura da escola ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da componente de qualificações e competências e do investimento – modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.

Na candidatura apresentada, perspetiva-se que a nova oferta da escola vá aumentar o número de alunos diplomados, em especial em áreas emergentes propostas, bem como promover competências adequadas ao prosseguimento de estudos superiores.

No mesmo texto, é sublinhado que o investimento no desenvolvimento de qualificações e competências, em articulação com o tecido empresarial e as dinâmicas locais, potenciará a inovação e a renovação industrial.

Melhorará também a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida, designadamente na capacitação de ativos, através de outras modalidades de formação.

A escola vai, agora, realizar investimento em equipamentos modernos e inovadores, de modo a responder à necessidade de formação das empresas locais, não descurando as preocupações ambientais e de segurança que também fazem parte deste investimento.

Os investimentos incidirão fundamentalmente em equipamento industrial e informático, permitindo uma aprendizagem de acordo com as atuais exigências do mercado e um aumento da capacidade das redes de internet, acesso, velocidade e cibersegurança.