Idosos de Caminha vão mostrar o que há “para lá da porta”

0
1010

A companhia de teatro Krisálida vai apresentar, no dia 2 de março, a peça “Para lá da porta”, espetáculo concebido como proposta de exercício final do Laboratório Kriativo, um projeto teatral de caráter comunitário que visa fomentar o diálogo entre os integrantes do concelho de Caminha, através da recolha e cruzamento de histórias e vivências pessoais. Os encontros, que têm vindo a ocorrer desde o início de outubro de 2023, tornaram possível a exaltação das vozes e experiências dos participantes – na sua maioria idosos –  de forma autêntica e reflexiva. O espetáculo sobe ao palco do cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, às 18 horas. 

A nova criação do grupo conta a história de um lar de idosos ideal, mas que se encontra vazio. Tudo se transforma quando Amadeu Costa, um actor famoso, é ludibriado pelas enfermeiras que ali habitam para convencer um grupo a mudar-se para lá. Esta é uma comédia de enganos na qual as personagens alinham na mesma farsa, enquanto procuram desvendar as verdadeiras intenções das enfermeiras.

O Laboratório Kriativo foi desenvolvido ao longo de seis meses, de forma a convidar os envolvidos a concretizar um objeto artístico que os representasse, tanto dentro como fora do palco. “O espetáculo PARA LÁ DA PORTA propõe-se não apenas a entreter, mas também provocar reflexões sobre o problema demográfico que o nosso país enfrenta, a pressão social e os preconceitos que advêm de ser velho. Frases como “já cá não estão a fazer nada”, “o vírus podia ter levado mais” e “deviam ficar em casa” foram o ponto de partida dos integrantes para a elaboração deste espetáculo”, explica o formador e encenador do projeto, Ricardo Ribeiro, actor da Krisálida.

O espetáculo celebra as histórias de vida e a importância de se partilhar experiências para construir uma sociedade mais solidária e inclusiva, promovendo assim um espaço de reflexão e de diálogos importantes que transcendem as barreiras do próprio palco. A peça conta com as participações de Carlos Alberto Henriques, Deolinda Oliveira, Emília de Sousa, Henriqueta Areias, Idalina Ribeiro, Justina Martins, Lara Agostinho, Maria Alzira da Costa, Maria Arlete Codeço, Maria Angelina Franco, Mariana Pedreira, Nelson Neves e Vanessa Paz.