Mensagem de D. Teresa há 899 anos continua a ser “um imperativo de futuro” em Ponte de Lima (COM VIDEO)
Ponte de Lima está a assinalar 899 anos da atribuição do foral, já focada na grande festa dos 900 anos. No próximo ano, o dia 4 de março passará a ser o feriado municipal. Na sessão solene deste ano, que decorreu pela primeira vez na Igreja Matriz de Ponte de Lima, o presidente da Câmara de Ponte de Lima disse que a mensagem da rainha D. Teresa “juntai-vos e prosperai”, escrito no foral, “continua a ser um imperativo para o futuro” e apelou ao trabalho de todos na coesão territorial.
A celebração do Dia de Ponte de Lima ficou marcada pela habitual deposição de uma coroa de flores junto à estátua da rainha D. Teresa, contando, para o efeito, com uma encenação a cargo dos Pequenos Atores do Lima, com direito a cavalos e um jovem “mensageiro” da própria rainha. Durante a manhã, as crianças da creche e jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima também visitaram a estátua da D. Teresa.
O maestro Amílcar Morais, autor da música do hino de Ponte de Lima, foi homenageado na sessão solene do Dia do Município, que foi abrilhantada pela actuação do violinista limiano João Silva, acompanhado por Janaína, e pela Banda de Música de Ponte de Lima, que tocou o hino no final da cerimónia.
Não perca o suplemento especial dedicado ao Dia de Ponte de Lima, na próxima quinta-feira, com a edição do Jornal Alto Minho.