Minhotos ainda mais marotos com livro que “dá felicidade e alegria”
Cláudia Martins apresentou o livro “Desgarradas, concertinas e tradições”, com a participação especial de Augusto Canário e Filipe Gachineiro. Cláudia Martins, mentora e vocalista da banda Minhotos Marotos, quis “perpetuar algumas das histórias vividas ao longo de 15 anos de estrada, mas acima de tudo aproximar o público das tradições”.
Este livro fala dos 15 anos do projeto musical Cláudia Martins & Minhotos Marotos, desde a génese, à evolução, e sendo inclusive revelados pormenores e histórias nunca antes contados, mas fala também de tradições, do seu significado, da sua génese e ligação à contemporaneidade. No livro fala-se de concertinas, indo mesmo à sua origem e aos cantares ao desafio. É ainda abordada a importância da música no crescimento do ser humano e no seu bem-estar.
O livro conta com um texto de Augusto Canário que explica a importância de continuar a cantar as tradições e que na apresentação deixou claro o propósito de “dar felicidade e alegria às pessoas”. Capela Miguel vinca num texto essa importância da cultura e das tradições como traço característico de um povo. Diamantino Ribeiro ajuda a perceber a importância e o impacto da música no conceito de bem-estar. Dentro da equipa dos Minhotos Marotos, o Road Manager Telmo Ribeiro leva cada leitor para cima do palco ao revelar os pormenores que compõem a magia que está por trás de cada concerto, e a equipa de Comunicação mostra através de dados concretos que aquilo que se faz no palco vai muito além do palco. Filipe Gachineiro escreveu uma lição sobre a origem da concertina e ficou ainda disponível o método de ensino criado pela Cláudia Martins. O Paulino Brasileiro fala um bocadinho daquilo que foi criar um trabalho único ao contar a história de Portugal em verso, cantando à desgarrada. A edição é da Tradisom.
Cláudia Martins é uma cantora popular portuguesa. É autora e intérprete das suas canções, e é conhecida pelas e desgarradas. Na sua carreira conta com cerca de 18 álbuns editados, 5 EP’s e mais de dois mil espetáculos, que levaram a tradição popular portuguesa aos cinco continentes. Em 2024 a banda vimaranense celebra 15 anos de carreira e já com várias dezenas de espetáculos confirmados em Portugal e pelas comunidades da diáspora.