Vila de Punhe quer mais comboios e um novo Largo das Neves
A construção de um lar de idosos e a requalificação do Largo das Neves são os dois grandes projectos que o presidente da Junta de Vila de Punhe, em Viana do Castelo, gostaria de deixar orientados para o futuro da freguesia. A pouco mais de um ano de terminar o seu último mandato, António Costa, mais do que as obras físicas e a requalificação de caminhos, destaca “a obra imaterial” através dos projectos sociais e culturais que a Junta tem promovido na última década. Eleito pelo PS, com largas maiorias, o autarca adiantou ainda que o actual secretário da Junta será o próximo candidato socialista à Junta.
“O lar de idosos é a necessidade mais premente na freguesia e eu não gostaria de terminar o meu último mandato sem deixar esse processo encaminhado”, confirmou o presidente da Junta de Vila de Punhe. “Precisamos de todo o apoio para que essa obra seja uma realidade”, apelou, reconhecendo que o Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe é um “parceiro muito importante” na freguesia, ao ter creche e jardim de infância e prestar serviço de apoio domiciliário.
A requalificação do cemitério e a construção do Fórum Cultural das Neves foram duas das grandes obras do último ano em Vila de Punhe. No cemitério foram investidos 100 mil euros e a Junta iniciou o processo para a sua ampliação. Satisfeito com a reconversão de um imóvel habitacional devoluto no Fórum Cultural da Neves, através de um investimento municipal, o autarca debate-se agora com a responsabilidade de o manter dinâmico e com actividades regulares. “É um equipamento que se revela uma mais valia para a nossa actividade cultural que tem sido intensificada nos últimos anos, fruto também das parcerias que temos com freguesias vizinhas”, elucidou. A curto prazo, o Fórum Cultural das Neves deverá ser o palco de actividades relacionadas com os 50 anos do 25 de Abril e com a celebração do centenário do nascimento de Amadeu Torres (Castro Gil), que se assinala em novembro deste ano.