Gemieira pede convívio de S. Tiago

0
800

A Junta de Freguesia da Gemieira, em Ponte de Lima, inaugurou uma estátua em honra a S. Tiago, padroeiro da paróquia, no espaço público adjacente ao centro cívico, e aproveitou a visita pastoral do bispo para a benzer. D. João Lavrador benzeu ainda a capela de S. Tiago, que funciona também como capela mortuária, e visitou a renovada residência paroquial, que ainda precisa de alguns arranjos para se tornar totalmente funcional. 

António Matos, presidente da Junta da Gemieira, regozijou-se com a inauguração da estátua do padroeiro no primeiro dia da Primavera, marcado por temperaturas de verão. “Este é um dia que vai ficar para a história da Gemieira”, vaticinou o autarca. De acordo com António Matos, a estátua correspondeu a um investimento “exclusivo da Junta, entre 15 e 20 mil euros”. 

António Matos adiantou que um dos seus objectivos é promover um convívio com as outras três paróquias de Ponte de Lima, cujo padroeiro também é S. Tiago: Cepões, Brandara e Fontão. “De quatro em quatro anos, seria a Gemieira a organizar esse convívio, que seria anual a rodar pelas outras paróquias”, explicou.