Escudeiros recebe programa cultural dedicado ao 25 de Abril

0
301

Escudeiros, em Braga, é o próximo destino do programa cultural Descentrar, com uma jornada repleta de actividades para todas as idades dedicadas ao 25 de Abril e à liberdade. Artes plásticas, teatro e um concerto dedicado às canções de Abril preenchem o programa do próximo sábado, 6 de Abril.

A partir das 11h00, no Multiusos de Escudeiros, decorre a oficina de Artes Plásticas “Cravos”, pela CEA – Cooperativa de Ensino Artístico (com Mi Martins). Neste workshop os pequenos participantes analisam a perspectiva que têm da revolução e reforçam a memória colectiva através do simbolismo do cravo. Como vejo o 25 de Abril? É o mote para realizar uma composição de monotipias, com recorte, colagem e recurso a várias técnicas e materiais diversos. No final, levam a sua ilustração para casa para partilhar com as famílias e amigos. Tendo como público alvo o infanto-juvenil, a iniciativa tem um limite de 15 participantes.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição através do EventBrite.

A jornada cultural segue com a peça de teatro “Risos ao Entardecer”, pela Nómada Centro Artísticos, pelas 16h00. A cena conta a história de Rosalinda e a Dolores, duas amigas que se reencontram algures na velhice. Trazem nas mãos as vivências da vida e na memória a bagagem do tempo. Conversam sobre o amor de antigamente, dos bailaricos da aldeia, dos tempos de mocidade, da sardinha no pão a pingar, das canhotas na lareira a estalar e das cantigas das suas mães. Falam das faces rosadas após um beijo roubado, do penico voador, da adrenalina e do medo. Falam do viver em ditadura e qual é agora o papel da liberdade. Cantam cantigas de outros tempos para arredar essa convidada indesejada que é a idade.

O Descentrar termina a sua estadia em Escudeiros com o concerto “Cantar Abril – Canções com História”, pelos Canto D’Aqui, pelas 21h30, também no Multiusos.

Lembrar todos aqueles que cantaram e impulsionaram, através da música, a Revolução do 25 de Abril de 1974, marco histórico da República Portuguesa, é o objectivo deste concerto, que vai levar o público a uma viagem musical, pelo antes, o dia, e o pós 25 de Abril. O Grupo Canto D´Aqui, convida todo o público, a não deixar esquecer o fantástico legado, daqueles que com canções marcaram a sua posição numa época importante de viragem em Portugal. Em palco, serão lembrados Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino, Fausto, Sérgio Godinho, entre outros amigos, cujas emoções perduram na actualidade.

Depois de Escudeiros a 6 de Abril, o Descentrar segue para Mire de Tibães a 20 de Abril. A 4 de Maio, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros e em Junho o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8, em Lomar; dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. Dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e 27 de Julho para Nogueira.

Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de Setembro a Adaúfe. Em Outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de Novembro, a Cultura segue para Tebosa e em Dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.

Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.