Meia Maratona de Braga promete ser “celebração do desporto e da comunidade”
A Meia Maratona de Braga está de volta, numa edição que promete ser ainda mais emocionante, com uma série de novidades e a inclusão de campeonatos nacionais. Agendada para o dia 7 de Abril, esta “celebração do desporto e da comunidade” irá apresentar não apenas a prova tradicional da Meia Maratona, mas também uma mini maratona de 6 km, sem fins competitivos, destinada a participantes de todas as idades e de diferentes níveis de aptidão física.
O programa conta também com uma corrida de 5 km, oferecendo aos corredores uma nova oportunidade de desafiar seus limites e desfrutar da atmosfera vibrante do evento. Além disso, esta 8ª edição integra duas novas provas do prestigiados Campeonatos Nacionais. Os atletas terão a oportunidade de competir no Campeonato de Portugal da Meia Maratona e no Campeonato Nacional de 5 km em estrada, provas que conhecem este ano a sua primeira edição.
Destacando a “excelência da organização”, o presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que meia maratona de Braga surgiu para com o intuito de colocar Braga nos grandes patamares do atletismo nacional e internacional. “Depois de apostarmos na revitalização das provas já existentes, percebemos que fazia falta realizar uma grande competição que pudesse posicionar a cidade de Braga em termos nacionais e internacionais nas grandes provas de estrada. Ao longo dos últimos anos temos estimulado a prática do atletismo e esta prova é aberta a toda a comunidade, estando muito ligada a projectos como o Centro de Marcha e Corrida”, referiu Ricardo Rio, durante a apresentação da prova que decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Contando com mais de 2 mil atletas inscritos de 28 nacionalidades, esta edição espera bater todos os recordes de participantes. Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o crescimento “ano após ano” do número de participantes, numa prova que terá “os melhores atletas nacionais e onde serão entregues os primeiros títulos individuais e colectivos” das novas competições nacionais. “Estas provas são um mais um aliciante e vão dar um impulso à meia maratona de Braga, num evento que já se afirmou como uma referência nacional”, sublinhou a vereadora do Desporto, aproveitando ainda a oportunidade para agradecer a compreensão dos Bracarenses que, de alguma forma, serão afectados pelos condicionamentos de trânsito inerentes a uma prova desta natureza.
A apresentação da meia maratona de Braga contou ainda com a presença de Paulo Bernardo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Trigo, administrador-delegado da Caravela Seguros, patrocinadora da prova, e de Jorge Teixeira, director da runporto.
O percurso da prova mantém-se inalterado, com partida e chegada na Avenida João Paulo II. As inscrições decorrem no site da runporto em: https://bit.ly/48cDXfv