“Ler em Viana” afirma a cultura e educação como conquistas de Abril

0
767

Viana do Castelo promove até 28 de Abril a terceira edição do “Ler em Viana – Festa do livro e das artes”, iniciativa que integra a 44ª Feira do Livro. A programação acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo e conta com iniciativas para todos os gostos e idades.

Este é um evento orientado para a promoção de hábitos de leitura e de elevação do nível de literacia da população, inclusivo e intergeracional.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Viana do Castelo desejou que esta festa do livro e das artes “continue a crescer, na complementaridade entre a cultura e educação”. A autarquia destaca a programação “rica e diversificada” do certame, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. “Queremos que este seja mais do que um evento cultural e de promoção do livro e da leitura, trabalhando também domínios da manifestação artística, num ano muito particular na celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Se há dois domínios onde valeu a pena viver o 25 de Abril foi no crescimento e na relevância que a educação e cultura têm hoje na nossa sociedade”, destacou Luís Nobre.

“O programa promove o diálogo entre cultura e educação e está estruturado para todas as idades, com atividades dirigidas a públicos específicos, como é o caso das crianças e dos estudantes do ensino secundário e superior, e outras atividades abertas a toda a população”, frisa a autarquia.