Ponte de Lima “lança-se no futuro”, mas não “perde a memória”

0
329
O património arquitectónico e imaterial de Ponte de Lima, como os arcos redondos, arcos em ogiva, ameias, torreões, a ponte secular e o selo de D. Teresa, serviu de inspiração para a criação da nova logomarca do Município, que foi lançada no Dia da Liberdade. Mais “flexível e dinâmica”, a nova estratégia de marketing privilegia a ligação à identidade histórica e territorial.
Valorizar o património imaterial medieval, potenciar a identidade e a riqueza arquitectónica medieval e conferir maior ligação afetiva da vila de Ponte de Lima com D. Teresa foram algumas das directrizes para construir a nova identidade visual do Município de Ponte de Lima. Valorizando também as tradições, o Caminho de Santiago, a natureza, gastronomia, desporto, entre outros, o novo conceito de comunicação utilizará várias assinaturas, uma delas baseada na Lenda do Rio Lethes. “Não perdemos a memória” é um dos slogans que invoca esse momento, posicionando Ponte de Lima como um território que “preserva o seu legado histórico, as suas tradições e cultura”.
“Há uma modernização e reposicionamento estético, mas, ao mesmo tempo, é muito flexível em termos de afirmação de uma marca identitária que seja reconhecida e perceptível por todos. Essa flexibilidade da nova logomarca permite-nos reforçar emocionalmente o território, tornando-o muito mais perceptível, quer a nível nacional quer internacional e é essa flexibilidade que faz sentido para renovarmos a imagem”, explicou Paulo Sousa, vice-presidente do Município de Ponte de Lima. Frisando que a logomarca do Município já tinha sido criada há 20 anos, o autarca justificou a necessidade da renovação da identidade visual. “Os territórios competem uns com os outros e é importante ter uma nova identidade visual que nos permita ser mais competitivos, mais fortes e, ao mesmo tempo, mais atractivos, nomeadamente no posicionamento no território como uma âncora para que os nosso empresários também se projectem no mercado e hoje a marca de Ponte de Lima tem muita força”, sustentou. A imagem corporativa será renovada gradualmente em todos os serviços e sectores do Município de Ponte de Lima, um processo que estará concluído até 4 de Março do próximo ano, em que se assinalarão os 900 anos da atribuição do foral pela rainha D. Teresa à vila de Ponte de Lima.