Zeca Afonso inspira “Oficina de dança para todos os pés”
A “Oficina de dança para todos os pés” dos 2PÉSquerdos, Mercedes Prieto e Mafalda Silva Rego, decorreu no Centro Cultural, em Viana do Castelo, a 25 de abril, integrada na programação do “Ler em Viana – Festa do Livro e das Artes”.
A celebração dos 50 anos do 25 de abril, marcou a temática da oficina que se inspirou nas palavras “leitura” e “liberdade” e que procurou celebrar Zeca Afonso, visitando alguns dos lugares que marcaram a vida do músico e poeta.
O livro “Um Menino Chamado Zeca”, de José Jorge Letria e o último álbum de Zeca Afonso “Galinhas do Mato”, motivaram os mais de 100 participantes nesta oficina (crianças e seus familiares) a começar a dançar. Depois, foi a vez de experienciar a beleza e o ritmo das palavras de um dos seus poemas e deaprender danças tradicionais.
As duas formadoras realçaram a imaginação e a alegria de todos os participantes, mas destacaram, sobretudo, a forma como os familiares das crianças se motivaram para com elas bailarem, criando memórias felizes ligadas à dança.
Houve ainda tempo para, em jeito de homenagem, ouvir, em silêncio, o músico e poeta.