Procissão é ponto alto da Festa das Cruzes

0
653

A grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz marca o Feriado Municipal de Barcelos. Na procissão, que atrai à cidade milhares de visitantes e fiéis, participam as Cruzes das 89 paróquias do Concelho. 

A manifestação religiosa saiu da Igreja da Matriz e percorre algumas ruas do Centro Histórica culminando no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. A celebração é presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga. 

As origens da Festa das Cruzes remontam a um episódio de 20 de dezembro de 1504, quando, segundo reza a lenda, João Pires, um humilde sapateiro da vila, viu uma cruz desenhada na terra do Campo do Salvador, hoje Campo da República.  

O alarido foi grande. Toda a gente falava de um milagre: o milagre das Cruzes. “Havia que sacralizar o sítio. Por isso, no mesmo dia à tarde, no desfecho de solene procissão que contou com a participação de toda a sociedade local – clero, nobreza e camadas populares –, ter-se-á plantado uma cruz de madeira de apreciáveis dimensões, ali bem junto da vera cruz, entretanto rodeada por uma simples estrutura de pedras (…). Para assinalar a sua importância e autenticidade, o divino acontecimento terá mesmo sido registado em escritura pública, a fazermos fé nas certidões de 1638 e 1662, sobre a existência de um livro de notas muito antigo, onde o milagre se teria fixado (Vinhas, 2005).

De facto, conforme pode ler-se nas certidões referentes à escritura do milagre, para além de participarem na procissão solene que então se realizou, “todos os fiéis cristãos e devotos com muita devoção ofereceram o que lhes bem parecia de sua fazenda prometendo todos dádivas de dinheiro para a dita casa. Nascia o culto e a primeira capela em honra do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos!” (Vinhas, 2005: 71-72).