“Saltos e chamas” em Baltar para a “primeira enchente” do Rally de Portugal 

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Milhares de pessoas vibraram com o tradicional Shakedown de abertura do WRC Vodafone Rally de Portugal, em Paredes, onde Dani Sordo conseguiu o melhor tempo e liderou o trio oficial da Hyundai. As equipas rumam esta tarde à região Centro, para o arranque oficial em Coimbra, e para a Super-Especial da Figueira da Foz.

Dani Sordo e Candido Carrera, com o Hyundai i20 N Rally1, conseguiram o tempo 2m51,2s na segunda passagem pelos 4,61 km do Shakedown, em Paredes, na manhã desta quinta-feira. A dupla espanhola fez três passagens pela especial que termina no interior do circuito de Baltar, emoldurado, como é habitual, por milhares de adeptos, concluindo a derradeira sessão de testes com meio segundo de vantagem sobre os companheiros de equipa Ott Tänak e Martin Järveoja, com os líderes do WRC, Thierry Neuville e Martin Wydaeghe, a ficarem em terceiro, formando o ‘1-2-3’ da Hyundai a abrir. “Este rali é sempre especial. É ótimo estar de volta depois de tanto tempo. E este ano há vários pilotos fortes, aqui. A luta vai ser intensa”, afirmou Sordo.

Após conseguir o tempo de 2min 55.2s, na sua segunda passagem pelo troço, Neuville antecipou dificuldades para este fim de semana. “A aderência não é ótima. Esta não é a nossa superfície mais forte. Está um pouco húmido”, sustentou.

Sébastien Ogier, o oito vezes Campeão do Mundo, foi quarto e o primeiro dos Toyota. O recordista de vitórias do Vodafone Rally de Portugal regressa à prova, depois de ter falhado a edição do ano passado. “Há dois anos também tinha uma boa posição de partida aqui e foi um desastre. Quero tentar corrigir isso este fim de semana. Sempre tive uma boa ligação com Portugal. Ganhei aqui cinco vezes e o plano é corrigir o que fiz de errado há dois anos”, garantiu. Elfyn Evans, sétimo classificado no Shakedown, acrescentou: “Vai continuar a ser difícil na frente. Ott (Tänak) começa com alguma vantagem. Precisamos de ter uma sexta-feira ‘limpa’ e atacar a partir daí.”

Cada vez mais confiante, Takamoto Katsuta também prometeu entrar no modo ‘samurai’ nos troços do Centro e Norte. “Atacar ao máximo. É esse o plano”, disse o japonês, sexto classificado. Kalle Rovanperä ‘voou’ na primeira passagem e conseguiu o melhor tempo até essa fase, mesmo sem o sistema híbrido no seu Toyota. O bicampeão do Mundo em título elogiou o público da prova portuguesa: “O ‘feeling’ é bom. O Shakedown não foi ideal para nós. O carro ainda não está a 100%. Mas é muito bom ver todos estes fãs”, afirmou o jovem finlandês. O britânico Gus Greensmith (Skoda) foi o mais rápido no shakedown entre os concorrentes do WRC2, que tem quase 40 equipas em Portugal. Kris Meeke (Hyundai) dominou entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e o boliviano Bruno Bulacia (Ford) conseguiu o melhor tempo no WRC3.

Adepto fez co-drive com Ogier através da Race for Good

Uma das passagens de Ogier durante o shakedown teve um passageiro diferente do habitual na bacquet de co-piloto do Toyota: o vencedor de uma iniciativa lançada pela Race for Good, a associação de cariz solidário fundada por André Villas-Boas, que sorteou um co-drive com o piloto francês, com os fundos a reverterem para instituições de ação social. Uma experiência para mais tarde recordar.

Também o tenista João Sousa e o chef José Avillez puderam experimentar as emoções extremas de um carro da categoria-rainha do WRC. João Sousa andou ao lado de Thierry Neuville, no Hyundai i20 N Rally1, e José Avillez rodou a alta velocidade ao lado de Takamoto Katsuta, no Toyota GR Yaris Rally1.

Hoje à tarde, as equipas rumam a Coimbra, para a cerimónia oficial de partida do rali, às 17h00. Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura que, este ano, tem um percurso redesenhado (2,94 km), junto ao Forte de Santa Catarina, a partir das 19h05 (e com transmissão em direto na SportTV4 e RTP1).

WRC Vodafone Rally de Portugal – Resultados do Shakedown (equipas do Rally1)

 

1. Dani Sordo (ESP)/Candido Carrera (ESP) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 51,2s

2. Ott Tänak (EST)/Martin Järveoja (EST) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 51,7seg

3. Thierry Neuville (BEL)/Martijn Wydaeghe (BEL) – Hyundai i20 N Rally1 Hybrid – 2min 52,1seg

4. Sébastien Ogier (FRA)/Vincent Landais (FRA) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,2seg

5. Adrien Fourmaux (FRA)/Alexandre Coria (FRA) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2min 52,3seg

6. Takamoto Katsuta (JPN)/Aaron Johnston (IRL) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,4seg            

7. Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,7seg

8. Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN) – Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid – 2min 52,7seg            

9. Grégoire Munster (LUX)/Louis Louka (BEL) – Ford Puma Rally1 Hybrid – 2min 56,2seg