Escola Ciência Viva em Arcos de Valdevez para todas as turmas do quarto ano

0
320

A Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez, projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, vai funcionar ainda este ano letivo com uma turma do primeiro ciclo. Numa primeira fase, o espaço vai receber uma turma, mas a partir de setembro o projeto abrangerá todas as turmas do quarto ano de escolaridade do agrupamento de Valdevez.

“Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, em um dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças”.

“É uma escola onde as crianças do primeiro ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores”, explica a autarquia.

Segundo o município, “nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do primeiro ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência”.

O projeto conta “com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta”.

A Rede de Escolas Ciência Viva integra, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem.

A Escola Ciência Vida de Arcos de Valdevez resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva, a autarquia e o agrupamento de escolas de Valdevez.